Pular para o conteúdo principal

OCUPE ESTA UNIVERSIDADE

Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio passaram o dia no Campus da Ufla. Troca de conhecimentos, além de atrações científicas e culturais movimentaram os futuros graduandos


No último dia 23 de abril, em entrevista coletiva concedida à imprensa local e regional, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, disse que "mentalidade hoje na Ufla é de que precisamos cada vez mais interagir e contribuir com a população local e região. Não podemos ser uma ilha fechada, os nossos espaços deve ser ocupados por todos".

Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio, ligados a quase cem escolas de Lavras e da região tomaram conta do Campus da universidade nesta quarta-feira, 6.  Eles participaram do I ‪‎UFLA de Portas Abertas‬. É a primeira vez na história que a Universidade Federal de Lavras conseguiu envolver e interagir com tantos estudantes do ensino médio.


Em clima de interação, descontração e a sensação de que em um breve espaço de tempo, este espaço poderá ser ocupado por muitos deles como estudantes de graduação, tomou conta de garotos e garotas de todos os estilos, raças e crenças. Todos unidos em um só objetivo: nas salas de aula, nos laboratórios e nos jardins do Campus da Universidade Federal de Lavras estabelecer contato com professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.

“Tivemos efetivamente uma interação dialógica entre a Universidade e a sociedade. Foi empolgante ver os jovens passeando pelo câmpus, assistindo a palestras e sonhando com seu futuro”, avaliou entusiasmado o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor José Roberto Pereira. Escolas públicas e privadas, de 50 municípios, envolveram-se na programação.

Pela programação, com atividades nos períodos diurno e noturno, os grupos puderam conhecer a estrutura da universidade e as pesquisas desenvolvidas, assistir a palestras e demonstrações de atividades e participar de visitas guiadas. 

O evento buscou ajudar os jovens a fazerem sua escolha profissional. Além das apresentações relativas às diferentes profissões, o evento incluiu também atrações culturais e de entretenimento, como maracatu, bandas, DJ, slackline, escalada, muralismo, rodas de conversa, oficinas de clows, exposição de fotografias e apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA. 


O I UFLA de Portas Abertas recebeu também outros visitantes. Os alunos do 4º ano do Colégio Tiradentes, entre os quais havia uma criança surda e outra cadeirante. Das 14h às 15h, no auditório da Inova Café, a professora de Libras Érica Tavares fez para eles uma apresentação sobre os cursos da UFLA e realizou brincadeiras, com músicas e expressões corporais. Em seguida, eles participaram de uma visita guiada ao Museu de História Natural (MHN).

A programação da mostra envolveu visitas aos departamentos e setores, experiências em laboratórios, palestras, atrações culturais e de entretenimento, além de propiciar aos jovens um dia de vivência no ambiente universitário.

“Que essa abertura da Universidade possa ter cumprido o objetivo de ser uma experiência marcante, em especial para estudantes do ensino médio que estão tomando decisões que vão moldar o seu futuro, mas também para nós, professores, alunos e técnicos. Que isso sirva de aprendizado para novas experiências de extensão universitária de impacto (interno e externo)”, professor Dany Flávio Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec.

É desde cedo que se começa
Ainda no ensino médio ou após já ter concluído esta etapa que marca a vida de todo jovem, antes de se inscrever em um processo seletivo, o estudante enfrenta uma maratona de estudos para alcançar o sonho tão desejado. Passar em um processo seletivo e ingressar em uma instituição de ensino superior, seja pública ou privada. 

Ter uma universidade pública na própria cidade onde reside, é um alento, mas ao mesmo tempo um desafio para o jovem da cidade de Lavras e região.

Para aqueles que não tem a oportunidade de frequentar cursos pré-vestibulares, cada dia mais concorridos e caros ou mesmo por ter que trabalhar durante todo o dia, a própria Universidade Federal de Lavras oferece esta oportunidade.

O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA voltado para estudantes de baixa condição socioeconômica. O curso tem como objetivo preparar jovens e adultos para o ingresso ao ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio Campus e no período noturno.

O candidato faz uma inscrição e a instituição faz uma seleção. Podem participar estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas, e residam em Lavras e adjacências. Geralmente são oferecidas pouco mais de 100 vagas no Pré-Uni da UFLA.

Ocupe o Campus
Durante a coletiva do dia 23 de abril, o reitor professor José Roberto Scolforo destacou que o Campus da universidade, é um orgulho para o povo de Lavras. Diariamente milhares de estudantes, centenas de professores, servidores e visitantes passam pelas avenidas, ruas e calçadas do Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seja no transporte coletivo municipal, circular interno, de carro, moto, bicicleta ou mesmo em uma caminhada do dia-a-dia. 

"Este espaço não é só da universidade. É um espaço de todos. Nós queremos aprofundar ainda mais a inserção das pessoas junto à universidade", destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...