Pular para o conteúdo principal

ROMPIMENTO SACRAMENTADO


Há 5 dias da eleição do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), uma ação rápida articulada nos gabinetes de Brasília, deixou pessoas perplexas, surpresas e algumas sem rumo. No início da tarde ontem, terça-feira, 5, o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Silas Costa Pereira, anunciou oficialmente sua desfiliação do PSDB. 

Em nota, postada em sua rede social no Facebook, Silas anunciou a filiação ao PMDB. A saída dele do PSDB já havia sido antecipada pelo Blog O Corvo-Veloz no último dia 21 de abril.

O prefeito disse que deixou o PSDB porque "nos últimos meses ficou evidente uma surpreendente ação de conspiração contra o atual governo municipal. Parte minúscula, mas não menos importante do PSDB, vem caminhando em direção contrária aos interesses da população de Lavras, inclusive com ofensas e acusações infundadas contra nosso governo. Por isso, a direção estadual do PSDB reconheceu a justa causa para que eu me desligasse do partido".

Segundo fontes ligadas ao prefeito, o grupo político da ex-prefeita Jussara Menicucci, que foi a principal aliada de Silas nas eleições municipais de 2012, já estava ganhando força e era eminente uma derrota do prefeito dentro da própria legenda. 

Recentemente, ele se deslocou até a residência da ex-prefeita, que é a presidente da legenda tucana em Lavras. O assunto a ser discutido foi a eleição interna do partido, que deveria ter ocorrido no mês de março. Diante de um impasse, o processo acabou adiado para o mês de maio.

Nos últimos meses, já ocorriam discussões e críticas em redes sociais e no whatsapp por parte de lideranças e membros do PSDB contra a atual administração.

"A decisão se deu após o próprio partido, lideranças nacionais e correligionários locais firmarem parceria e apoio às linhas mestras do nosso governo: a transparência, a honestidade e o trabalho incansável para atender as principais demandas definidas em conjunto com os cidadãos", destacou Silas.

Chegou a ser especulada a saída de Jussara Menicucci do PSDB, fato negado pela ex-prefeita em entrevista por telefone a reportagem do Blog O Corvo-Veloz.

O que muitos lavrenses e lideranças políticas da cidade não sabiam e que só veio à tona agora, é que o rompimento político entre Silas e a ex-prefeita ocorreu ainda na formação do seu secretariado, em meados do ano passado, quando ele assumiu o Executivo municipal com a saída de Marcos Cherem (PSD) do cargo. 

Na época, dois dos maiores aliados de Jussara foram preteridos para a atual administração: o ex-vice-prefeito Cassimiro da Silva (PR) e Iara Menicucci Nogueira, prima e braço direito contábil da ex-prefeita. Além deles, nomes importantes na campanha e outros que atuaram em algumas frentes durante o período que ocorreu o imbróglio judicial pela Prefeitura de Lavras, também foram deixados de fora

Inicialmente, Silas escalou nomes para a equipe de Governo. Nomes conhecidos e fortes da administração da ex-prefeita Jussara Menicucci, também do PSDB, sua apoiadora de campanha. Depois, alguns foram saindo por vontade própria ou mesmo exonerados.

Saída 
Com a saída de Silas Costa Pereira, o PSDB ficou com somente uma Prefeitura entre os 5 maiores municípios do Sul de Minas. O PT detêm os dois maiores colégios eleitorais da região, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Varginha, terceiro maior, é administrado pelo PTB; o PSDB tem o quarto, Passos e agora, o quinto maior, Lavras, ficou com o PMDB.

Eleições
A ida de Costa Pereira para o PMDB, criou um fator importante para as eleições municipais de 2016, já que ele sinaliza apresentar pré-candidatura no próximo ano. O Governo do Estado pode ter dois palanques eleitorais em Lavras. O governador Fernando Pimentel é do PT e o vice Antônio Andrade é do PMDB. Se o PT seguir pela linha de candidatura própria ou apoiar outro candidato, vai dividir o palanque estadual com Silas. 

Peso político
A partir de agora, Silas deixou o seu berço político de origem, além de muitas pessoas que se engajaram em sua campanha pela Prefeitura e que com o tempo já haviam seguido outros rumos. Encerrou um ciclo na história de Lavras. Encerrou acertos históricos que poderiam ainda se perpetuarem em diferentes formas e entre diferentes lideranças. Frustou um grande plano pela tomada de uma legenda por outro grupo. 

Agora, Silas terá pela frente a oportunidade de saber realmente qual é o seu peso político e o que o povo realmente pensa sobre o seu nome. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...