Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO DEFENDE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS UNIVERSIDADES

 “É importante inserir a comunidade em cada projeto das instituições. Quem constrói este cenário é o próprio povo, dentro das culturas de cada região”, disse Scolforo


O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa (PT), participou, juntamente com reitores de universidades e institutos públicos do Estado, da reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais  (Foripes). 

O evento foi realizado no último dia 20, na Sala dos Conselhos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), localizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e promoveu a reunião ideias, a troca de experiências e o debate de propostas que visam beneficiar a rede acadêmica.

Durante o encontro, Miguel Corrêa analisou a relevância de investimentos que absorvam ciência, tecnologia e inovação. 

“A Sectes quer ser membro do dia-a-dia das faculdades, universidades e institutos. Assim como o Governo de Minas, queremos vislumbrar o mesmo horizonte, valorizando as atividades e projetos”, afirmou. A importância da economia digital para o desenvolvimento das empresas, as competências e as start-ups digitais foi um dos temas mais debatidos. 

“Para que todas as instituições possam acompanhar o novo modelo econômico, impulsionado pela internet, existe a necessidade de incentivar a utilização das tecnologias, o que será possível com o apoio da administração pública”, concluiu Miguel Corrêa.  

Outro ponto de destaque durante o Fórum foi a necessidade de integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos. O assunto, inclusive, foi abordado pelo presidente do fórum e reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo. 

“É importante inserir a comunidade em cada projeto das instituições. Quem constrói este cenário é o próprio povo, dentro das culturas de cada região”, disse Scolforo.     

Corrêa informou que “o Governo de Minas apresenta cinco eixos estratégicos determinado pelo Governador Fernando Pimentel a saber: Segurança Pública; Educação; Proteção Social (saúde); Obras e Desenvolvimento Econômico com ciência, tecnologia e sustentabilidade. Destes cinco eixos, dois dizem respeito diretamente à SECTES: a educação e o desenvolvimento econômico com ciência, tecnologia e sustentabilidade”, conclui.

O presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, também presente na reunião do FORIPES, confirmou a importância das IES-MG para o desenvolvimento do estado através da ciência e da inovação, dizendo estar o órgão que preside à disposição tanto da SECTES quanto das Universidades e instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais.

Para o reitor da UEMG, instituição anfitriã da reunião, “o FORIPES, mais que um espaço de reinvindicações coletivas, por parte das Universidades mineiras, é um privilegiado espaço de aprendizagem por interagir instituições de perfis e formatos distintos, que nos serve como modelo de gestão e de enfrentamentos dos desafios existentes", concluiu.
              
Além dos reitores, participaram do fórum, o secretário-adjunto de Estado, Vinicius Resende,  subsecretário de Estado Ensino Superior, Marcio Rosa Portes; além dos reitores das universidades federais, estaduais, CETEC e IFES presentes em Minas Gerais e o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Adolpho Henrique Almeida Loyola.

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Cruz Reis Filho (PMDB), que solicitou uma maior aproximação das universidades que mantém cursos e pesquisas nas áreas agrícolas com as ações de sua Secretaria.

Leia também: Ocupa esta Universidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...