Desde ontem, terça-feira, 19, durante a 13ª Semana Nacional de Museus 2015, estão abertas para visitação a Exposição/Instalação de Artes Plásticas Jardim Cerâmico, iniciativa e criação do professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Cristiano Lima Sales, e a Exposição Queimas Alternativas, resultado das oficinas de Biojoias e Panelas de Barro, realizadas pelo Museu do Barro.
Os trabalhos estão expostos no Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes, nas Vertentes, que funciona de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 9h às 15h. A exposição vai até o dia 24 deste mês.
As exposições são uma realização de alunos, professores do curso de Artes Aplicadas com Ênfase em Cerâmica da UFSJ e a comunidade local do entorno do Museu do Barro, por intermédio dos coletivos Círculo da Cerâmica, Forno Harmônico, Programa de Educação Financeira para Inclusão Socioeconômica Sustentável (Pefiss), Museu do Barro, Casa do Tesouro – projeto Afromemórias e Palavras Bem Dita.
Museu do Barro
O Núcleo de Memória "Museu do Barro" é um dos Núcleos do Centro de Referência da Cultura Popular, implantado no Fortim dos Emboabas e que está em funcionamento desde meados de 2012. Em sua programação, o Núcleo tem o compromisso, mediante projeto de extensão da UFSJ, de promover o social por meio de oficinas sustentáveis junto à comunidade local do Alto das Mercês, onde está situado.
O Museu também está aberto ao público em geral para diversas oficinas. Com o apoio de professores do curso de Artes Aplicadas, o Núcleo já promoveu diversas oficinas como as Biojoias e as de Panelas de Barro, com foco na sustentabilidade e buscando as alternativas e materiais, continuamente, dentro desta proposta.
com assessoria
Comentários