Pular para o conteúdo principal

AGENTES MIRINS NO COMBATE À DENGUE

Cerca de 80 escoteiros foram capacitados para combater a dengue


Com milhares de casos confirmados, milhares de notificações e duas mortes já ocorridas em virtude da grande epidemia de dengue, a cidade de Lavras, no Sul de Minas, vive a maior crise de saúde pública de sua história. 

A Vigilância em Saúde do município decidiu firmar novas parcerias para dar continuidade ao programa “Agentes Mirins”, que capacita estudantes para serem multiplicadores das informações sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti entre pais, amigos e vizinhança. 

A iniciativa parte do do princípio de que as crianças e jovens são excelentes multiplicadores de idéias. Assim, eles podem levar a todos os conhecimentos sobre as medidas necessárias para prevenir a doença.

Neste sábado, 20, cerca de 40 jovens do grupo de escoteiros Acauã– 22º Grupo Escoteiro de Minas Gerais (GE/MG), receberam capacitação na sede do grupo, que fica na Unidade de Ensino e Extensão em Técnicas de Sobrevivência em Ambientes Naturais (UTSAN), localizada no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Os escoteiros receberam informações sobre as formas de prevenção, transmissão e combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. 

O escotismo é um movimento educacional global, que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor. Com representação em mais de 220 países, conta com cerca de 30 milhões de membros e é a maior Organização Não Governamental (ONG) do mundo. 

O Movimento Escoteiro tem por missão contribuir para a educação do jovem, por meio de um sistema de valores baseado na promessa e na lei escoteira, para ajudá-lo a construir um mundo melhor, onde a realização individual e a participação construtiva em sociedade sejam valorizadas.

O grupo de escoteiros Acauã desenvolve todas as atividades no campus da UFLA. As reuniões semanais acontecem aos sábados, das 8h às 11 h. O grupo atualmente atende a 76 crianças e jovens e conta com 30 adultos voluntários, divididos em trabalhos de administração, apoio e práticas escoteiras.

Leia também: A imagem o descaso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...