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DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS É CAPAZ DE DETECTAR MOTORISTA

Tecnologia na Universidade Federal de Lavras é capaz de detectar 
se o veículo está sendo guiado por um indivíduo diferente


Computadores de bordo dos veículos armazenam e transmitem informações úteis para os condutores, auxiliando na direção e segurança, sendo também capazes de detectar características de direção individuais dos motoristas. 

Pensando nisso, o mestrando Celso de Ávila Ramos e o professor Wilian Soares Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), criaram um sistema inteligente para classificação e reconhecimento de condutores de veículos para uso na segurança.

O que esse sistema faz é reconhecer o condutor do veículo a partir de suas características na direção, utilizando-se de computadores de bordo e aplicativos que registram tais características. 

Assim, o sistema é capaz de detectar se o veículo está sendo guiado por um indivíduo diferente, o que permite aplicações como a emissão de alertas a proprietários, autoridades, seguradoras (entre outros), quando há ocorrência de furtos ou roubos.

O mecanismo também permite a interação remota com funcionalidades do veículo, que dificultem ações de condutores classificados como impróprios.

Atualmente, os veículos automotivos vêm equipados com computador de bordo, capaz de fornecer todas as informações úteis ao sistema neural antifurto veicular que está sendo desenvolvido. 

A tendência é que tais informações não sejam usadas somente para fins de diagnóstico e manutenção do veículo, mas também para outras finalidades, como a transmissão de dados do veículo remotamente, inclusive para fins de segurança. 

Nesse sentido, a equipe da UFLA pensou na utilização de redes neurais artificiais para a classificação dos condutores do veículo, além da emissão de alerta em caso de roubo e possível imobilização do veículo em caso de detecção de atividade de condução indevida.

A pesquisa, tema da dissertação de mestrado de Celso, ainda não está no mercado, pois está passando pelos ajustes finais. Assim, estão sendo recolhidos os dados dos condutores para o treinamento da rede neural. 

Espera-se, também, que posteriormente o sistema embarcado possa receber uma mensagem do proprietário, capaz de interromper alguma funcionalidade do veículo. A finalização do produto também depende da aquisição de equipamentos laboratoriais específicos.
com Amanda Castro - da assessoria

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