Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL RECEBE O GRANDE COLAR DO MÉRITO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Governador ressalta o trabalho da instituição na garantia do acesso do cidadão à Justiça

Governador Fernando Pimentel, a defensora geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e demais integrantes da mesa na solenidade da Defensoria Pública

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, orador oficial e agraciado do Grande Colar da Defensoria Pública, destacou na última sexta-feira, 26, em Belo Horizonte, durante a solenidade de entrega da comenda, a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão na defesa dos direitos dos cidadãos mineiros. 

“Ela está sempre presente onde o direito está sendo ameaçado e trabalha em Minas Gerais com uma visão moderna do papel do agente público, antecipando o problema, desafogando o Judiciário do que se tornariam processos judiciais”, afirmou.

Pimentel se comprometeu em dar mais autonomia à Defensoria Pública mineira e a colocar em prática a Emenda Constitucional 80/2014, que prevê o fortalecimento da instituição. 

“Se nós cumprirmos a emenda, teremos feito um excelente serviço, não para a Defensoria, mas para o cidadão. É um compromisso que faço com vocês, apesar das dificuldades financeiras. Isso não pode ser empecilho para a gente assumir essa causa”, destacou o governador.



O Grande Colar do Mérito, recebido por Pimentel, é o grau máximo da homenagem concedida anualmente pela Defensoria Pública a autoridades que contribuíram para o engrandecimento da instituição.

Em seu discurso, a defensora geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, ressaltou a necessidade, cada vez maior, de ampliar o acesso à Justiça no Brasil, destacando que, para isso, é fundamental a institucionalização da Defensoria e da Justiça. “Estamos em júbilo pelo fato de comemorarmos 39 anos de atuação, neste ano. A Defensoria tem uma média de 180 mil prestações jurídicas por mês”, salientou.

Para ela, o acesso à Justiça é um “direito de todos” e o maior desafio da Defensoria é expandir sua atuação para novas comarcas, o que exige o apoio do governo estadual. Hoje, há 296 comarcas no Estado, sendo que 103 possuem defensores públicos. “Agradeço ao governador Fernando Pimentel pelo orçamento da Defensoria, repassado integralmente mesmo em período de contingenciamento de despesas”, completou.

Além de Pimentel, outras 59 personalidades foram homenageadas com as designações Medalha de Honra e Comenda do Mérito.

Também participaram do evento o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, além de secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças políticas e outros representantes do Poder Judiciário.

Nota à imprensa
A operação de busca e apreensão pretendida contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e a realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, no seu antigo escritório particular, em Belo Horizonte, é a extensão da arbitrariedade cometida anteriormente, quando os policiais estiveram no apartamento de sua esposa, em Brasília.

Com base somente em ilações e deduções fantasiosas, essa investigação prossegue eivada de irregularidades, tanto que os pedidos para a realização de busca e apreensão nas sedes do governo de Minas Gerais, na residência oficial e na residência particular do governador, e ainda em relação a sua esposa, foram negados pelo ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, por considerá-los desarrazoados.

É importante ressaltar que o órgão competente negou à Polícia Federal o prosseguimento de atos sem base legal e sem fundamentação em fatos que os justificassem. Embora oportunamente impedida, esse tipo de arbitrariedade merece o repúdio da sociedade civil. O governador e sua esposa reafirmam sua confiança na Justiça e colocam-se, como sempre estiveram, à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento, o que torna desnecessária e abusiva a reiterada tentativa de utilizar esse tipo de medida policial.

Todas as providências necessárias para assegurar o respeito ao direito individual, à legalidade e à autonomia federativa serão tomados para coibir o abuso e a arbitrariedade na condução do inquérito policial. Resistiremos a qualquer tentativa de impor a Minas Gerais constrangimentos indevidos e anti-republicanos.
Superintendência Central de Imprensa
Subsecretaria de Comunicação Social
Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...