Pular para o conteúdo principal

KASSAB GARANTE RECURSOS PARA OBRAS DO METRÔ DE BELO HORIZONTE


Durante reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), nesta terça-feira, 2, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), garantiu o repasse dos recursos necessários para as obras de ampliação da Linha 1 e a construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte.

Segundo o governador, o encontro, que reuniu todos os secretários do ministério e do governo, foi “extremamente positivo”. “O ministro veio trazer para nós um quadro, um cenário dos programas do ministério que estão em andamento aqui em Minas Gerais e discutimos algumas outras questões para o futuro”, destacou Pimentel.

Uma das principais demandas da população da capital, a ampliação e construção de novas linhas do metrô, deverá sair finalmente sair do papel. De acordo com o ministro Kassab, diversos recursos e projetos do governo federal não foram aproveitados pelo governo anterior e, após o encontro, ele garantiu prioridade nos investimentos por parte do governo federal.

“Podemos afirmar que já assumimos um compromisso com o Governo do Estado em liberar os recursos necessários, este ano, para o mínimo de investimentos necessários para que não tenhamos nenhuma solução de continuidade nos anos seguintes da execução e implantação dessas duas importantes obras (as linhas do metrô), que são prioridades tanto para o governador Pimentel quanto para a presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Kassab durante coletiva à imprensa.

O ministro garantiu que, apesar da queda nos investimentos por parte do governo federal neste ano, a parceria entre os governos poderá assegurar que a obra seja entregue dentro dos prazos estabelecidos. “As linhas 1 e 2 continuarão como prioridade das nossas ações no estado de Minas Gerais no que diz respeito à mobilidade urbana. Construiremos um cronograma que nos permita entregar as obras dentro dos prazos acertados”, afirmou.

Além da expansão da Linha 1, que liga a região de Venda Nova, em Belo Horizonte, ao bairro Eldorado, em Contagem, o projeto da Linha 2 deverá ser composto por dois trechos. O primeiro ligará o bairro Nova Suíça ao Barreiro e o segundo, Santa Tereza à Praça Raul Soares, no centro da cidade. Segundo o ministro, os estudos em andamento para a implantação da Linha 3 continuarão sendo feitos para que sejam implementados após o andamento dos dois primeiros projetos.

Minha Casa, Minha Vida
Minas Gerais também deverá ser beneficiada com a construção de cerca de 390 mil unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida até 2018. Segundo o ministro Kassab, a fase três do programa deverá dobrar o número de casas entregues no estado.

“Minas Gerais já foi beneficiada com 390 mil unidades. Na fase três do programa, será beneficiada com algo parecido. Portanto, em nove anos do programa, que foi iniciado em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irá terminar em 2018 com a presidenta Dilma, Minas Gerais poderá ser atendida com quase 800 mil unidades habitacionais. Isso significa aproximadamente 3,2 milhões de pessoas beneficiadas, o que é um número extraordinário. É um dos maiores programas habitacionais do planeta”, afirmou o ministro Kassab.

Entre as outras ações discutidas pelo governador durante a reunião estão as obras emergenciais para o enfrentamento da crise de abastecimento de água e o desenvolvimento urbano. Após a reunião, Pimentel e Kassab ainda se reuniram com representantes de movimentos sociais da capital para ouvirem as demandas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...