Pular para o conteúdo principal

PIRANGUINHO, NO SUL DE MINAS, BATE RECORDE DE MAIOR PÉ DE MOLEQUE DO BRASIL

Produtores fabricam doce com mais de 330 kg e superam a própria marca. O produto é vendido em cidades mineiras, além de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro


Quem não mora no Sul de Minas, dificilmente ouviu falar de Piranguinho. Mas motoristas que cruzam a região, com certeza, notam as barracas coloridas e o cheiro de amendoim torrado às margens da BR-459. Com menos de 10 mil habitantes, cidade é considerada a capital pé de moleque, um dos doces mais tradicionais de Minas Gerais.

No último fim de semana, produtores da cidade confirmaram mais uma vez esse título durante a 10ª Festa do Pé de Moleque de Piranguinho. Eles baterem o próprio recorde com um doce de 20 metros de comprimento, 336 kg, 60 centímetros de largura e dois centímetros de altura.

O título já foi homologado pela empresa Rank Brasil. “Piranguinho merece o reconhecimento dos mineiros e de todo o Brasil. É uma cidade que há anos investe no fortalecimento cultural de sua gente”, comenta o superintendente de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, João Miguel.

Tradição
O pé de moleque foi considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais pela representação cultural do doce e o processo artesanal de produção, por meio de lei estadual de 2009. 

Em Piranguinho, a história do pé de moleque começou em 1909, com dona Maria Paulina. 

A comerciante mantinha um bar próximo à estação ferroviária e vendia o doce para pessoas que embarcavam e desembarcavam no município. Teria sido uma criação da família dela a mistura da rapadura com amendoim, receita que difere da combinação do caramelo com o grão. Em 1936 que a cidade passou a ser reconhecida como terra do pé de moleque.

Profissionalização
As linhas de passageiro que paravam em Piranguinho foram desativadas no fim da década de 1970 e deram lugar à BR-459. 

Os vendedores de pé de moleque seguiram o mesmo caminho e se instalaram às margens da rodovia. 

As barracas são vistas de longe e enfeitam a entrada da cidade. As vendas são identificadas pela cor e oferecem doces dos 13 produtores da região. A estimativa é de que o pé de moleque gere 200 empregos diretos e 800 indiretos. Hoje, o produto é vendido em diversas cidades mineiras além de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Festa
A Festa do Pé de Moleque acontece há dez anos no mês de junho, mas foi em 2006 que surgiu a ideia do doce gigante. De lá para cá, visitantes são presenteados com pedaços do pé de moleque, que é preparado na praça central de Piranguinho. 

Segundo a prefeitura, cerca de 24 mil pessoas participaram dos três dias de festividades este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...