Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE: RAFAEL HUHN BUSCA INCENTIVOS FISCAIS PARA AMPLIAÇÃO DA ICE BOM


A carga tributária é uma das maiores barreiras no caminho da ampliação da atividade industrial. Em Minas Gerais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) responde por boa parte dos encargos que oneram os empreendedores. Na instalação de novas empresas tem sido comum a isenção de parte dos impostos. 

Mas conseguir os mesmos incentivos para ampliação de plantas fabris já instaladas é mais difícil. 

É o caso da ampliação de uma grande empresa de Pouso Alegre, a Maxi Bom Alimentos, que fabrica o sorvete Ice Bom. 

A empresa tenta ingressar no regime especial de ICMS, com alíquotas menores do tributo, para dar continuidade à sua expansão, que desde o ano passado foi responsável por triplicar o número de funcionários atuando na empresa.

No início do mês passado, o presidente da Câmara de Pouso Alegre, o vereador Rafael Huhn (PT), intermediou uma reunião entre os proprietários da Maxi Bom Alimentos e o secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, em Belo Horizonte. 

O encontro abre uma nova rodada de negociações em busca de incentivos fiscais para que o empreendimento prossiga com o plano de expansão que pretende dobrar sua capacidade produtiva. A empresa solicita o incentivo fiscal para seu projeto de ampliação desde 2014 junto Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

A intermediação do vereador Rafael Huhn facilitou a discussão entre os empresários e o governo do Estado, a fim de viabilizar incentivos fiscais que garantam a expansão da fábrica em Pouso Alegre. 

“É fundamental que a Câmara Municipal de Pouso Alegre participe ativamente dessas agendas de desenvolvimento do município. Sabemos a importância que os auxílios que o governo do Estado e do município podem fazer para que essas empresas garantam a expansão de sua capacidade física e de geração de empregos. Nós temos certeza que outras agendas também vão surgir e a Câmara de Pouso Alegre vai intervir pelas empresas pouso-alegrenses”, afirmou o presidente.

Com 27 anos de história, a Ice Bom é uma empresa genuinamente pouso-alegrense. Nasceu pequena e hoje é uma das maiores da região em seu segmento. Agora, a empresa que já gera 306 empregos diretos, pretende dobrar sua capacidade produtiva, o que deve gerar ainda mais vagas de emprego.

O diretor da empresa, André Luiz Ribeiro, ressalta que a aprovação do pedido protocolado junto ao secretário de Governo amplia os horizontes da empresa, incrementando sua competitividade no mercado. “Nossa perspectiva de crescimento é muito significativa. Vamos ter condições de concorrer com as grandes empresas de sorvetes que vêm de outros estados e têm uma grande fatia de participação no mercado”, projeta.

Para o diretor da Maxi Bom, a interlocução ágil do presidente da Câmara deu novo fôlego às negociações para obtenção dos incentivos fiscais. “Nós levamos até o presidente Rafael Huhn nossas dificuldades na empresa e ele se prontificou de imediato a ajudar, conseguindo agendar a reunião no mesmo dia que foi solicitado”.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT)), se comprometeu a dar celeridade às negociações e reforçou a importância do projeto. "Entendemos e valorizamos muito a possibilidade de expansão da Maxi Bom, principalmente por saber que esta é uma empresa de Pouso Alegre, que nasceu em Pouso Alegre e, crescendo irá colaborar ainda mais com a geração de emprego e renda na cidade", ressaltou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...