Pular para o conteúdo principal

RELAÇÕES INTERNACIONAIS


No último dia 11, o cônsul brasileiro Juliano Alves Pinto, que atua em San Francisco, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, fez uma visita a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para apresentar uma oportunidade de ampliar as relações internacionais. 

Chefe do Setor Comercial e de Investimentos, Ciência e Tecnologia do Consulado Geral do Brasil em San Francisco, Juliano apresentou um projeto que pretende estimular o empreendedorismo do agronegócio brasileiro e, para tanto, quer que a UFLA seja parceira neste desafio.

Este consulado é destacado por estar na região que sedia o Vale do Silício, na qual está situado um conjunto das empresas mais inovadoras e valiosas do mundo, como a Apple Inc., Altera, Google e Facebook. 


O cônsul Juliano Pinto tem relação direta com as principais universidades da região, com destaque para a Universidade da Califórnia, em Davis e Berkeley e a Universidade de Stanford.

Em reunião na UFLA, o cônsul foi recebido pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo pró-reitor de Planejamento de Gestão, professor André Saúde; pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e coordenador do Programa de Internacionalização, professor João José Marques e o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun júnior.

Segundo Juliano, o motivo por ter escolhido a UFLA para a primeira apresentação do projeto se deve ao fato de a Universidade ser destacada no âmbito nacional e internacional na área de Ciências Agrárias, além de estar em um processo evolutivo de incentivo à inovação. 

“Já morei em Lavras e conhecia a Universidade, mas não dá para esconder uma surpresa positiva com a expansão muito bem planejada e os projetos voltados para manter a excelência da Instituição. Estou muito animado com as perspectivas de construção dessa parceria interinstitucional”, reforçou.

O paradigma da torre de marfim
A parceria proposta pelo cônsul Juliano Pinto vai ao encontro da teoria da Tríplice Hélice, em que academia, governo e empresas são elos fundamentais para o processo de inovação. Trata-se, portanto, do apoio do governo brasileiro para a articulação entre instituições brasileiras e universidades, institutos de pesquisa, empresas e fundos de investimentos americanos. 

A ideia é justamento criar uma rede propícia para o desenvolvimento de tecnologias que valorizem ainda mais o agronegócio e, em especial, no Brasil, o setor mais competitivo da economia.Reconhecimento

Para a professora Édila Von Pinho, a visita do cônsul e a proposição de futuras parcerias são motivos de honra e satisfação para a Universidade, que tem a inovação como um de seus assuntos prioritários. 

A vice-reitora fez um breve resgate das ações de incentivo à inovação na UFLA, desde a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) à construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), que tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Ela apontou ainda que a UFLA tem avançado nos processos de convênios internacionais e que as articulações têm sido amplamente incentivadas.

Visita pela UFLA


Além da reunião, realizada no Salão dos Conselhos da Universidade, o cônsul fez um tour pelo Campus, incluindo as obras do Lavrastec, obras para a expansão de novos cursos e construção de laboratórios multiusuários. “Volto com uma impressão ainda maior do potencial da Universidade”, comentou.
com Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...