Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO DISCUTE FORMAS DE MELHORAR O ATENDIMENTO AO JOVEM INFRATOR


Em busca de diálogo para enfrentar o problema da ressocialização de adolescentes infratores, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação, realizou no último dia 16, o seminário Medidas socioeducativas e educação. 

O seminário, proposto pela comissão de educação do Fórum de Medidas Socioeducativas de Belo Horizonte, teve como objetivo discutir o acesso e a permanência de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas à rede formal de ensino e reuniu cerca de mil diretores de escolas públicas estaduais e municipais.

Durante a abertura do evento, o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, destacou a importância do diálogo e da união de esforços para o enfrentamento da questão. 

Segundo o promotor de Justiça e secretário do Fórum, Márcio Rogério de Oliveira, em Belo Horizonte há cerca de 2.500 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. “Que tipo de atendimento nós vamos dar aos nossos jovens?”, indagou.

Dados do Centro Intregrado de Atendimento ao Adoelscente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA/BH) também mostram que, em Belo Horizonte, ocorrem cerca de 800 apreensões em flagrante por mês, o que resultou, em 2014, em um total de 6.252 adolescentes apreendidos, com reincidência de 30%. 

A Promotoria de Justiça também apresentou  o perfil do jovem infrantor: 79,6% têm entre 15 e 17 anos; 87,9% são do sexo masculino; 42% estão cursando ou abandonaram a escola no 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 72,2% se classificam como pardos ou negros. Os principais atos infrancionais cometidos por eles são roubo e tráfico de drogas.

O promotor de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente Lucas Rolla lamentou a situação atual do cumprimento de medidas, dizendo que “infelizmente, o adolescente tem mais experiência prisional do que educacional quando é internado”. 

Márcio Rogério avalia que a permanência desses adolescentes na escola é um dos grandes desafios a serem enfrentados, pois a grande maioria já tem um histórico de evasão escolar. Além disso, “a própria escola tem uma dificuldade muito grande para entender a realidade desses adolescentes. Ela acaba tendo uma atuação expulsiva”, analisa o promotor de Justiça.

Maioridade penal
Os promotores de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente se manifestaram contra a maioridade penal, argumentando que a medida irá trazer mais problemas do que soluções. No seminário, foi lembrado que tem-se investido mais na construção d epresídio do que na de escolas. 

A Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente Infracional e o Fórum de Medidas Socioeducativas divulgaram uma nota de repúdio à medida. .

Fórum Permanente de Medidas Socioeducativas
O Fórum Permanente de Medidas Socioeducativas é uma instância para debater o sistema de atendimento socioeducativo. O Fórum reúne instituições do governo estadual e municipal, Poder Judiciário e organizações da sociedade civil envolvidas no trabalho com adolescentes autores de ato infracional e na defesa dos direitos humanos fundamentais de crianças e adolescentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...