Pular para o conteúdo principal

GESTOS QUE TRANSFORMAM

Projetos desenvolvidos por alunos do campus Poços de Caldas da Unifal-MG incentivam a solidariedade


Cortesia, gentileza, solidariedade. São essas as ferramentas usadas por alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Campus de Poços de Caldas, no Sul de Minas, no desenvolvimento de atividades extensionistas propostas na disciplina de "Relações Internacionais e Globalização", ministrada pela professora Wilges Ariana Bruscato.

As ações integram o eixo de humanidades e empreendedorismo da unidade curricular do curso e envolvem a produção de um vídeo. 

“O trabalho consta da escolha, organização e desenvolvimento de uma ação de extensão, de qualquer caráter. Para documentá-la, devem produzir um vídeo e disponibilizá-lo no YouTube, para que todos os grupos possam assistir”, explica a professora.

Entre os temas trabalhados, estão aqueles voltados para o incentivo à doação de sangue e ajuda a asilos e instituições que acolhem a população em risco social em Poços. 

“Direciono os trabalhos de semestre para uma ação extensionista, de qualquer tipo, voltada para a comunidade ou mesmo interna, como forma de trabalhar diversas habilidades e dar oportunidade para que os alunos experimentem a extensão e tenham contato com outras realidades”, comenta.

Das cerca de 30 iniciativas apresentadas neste primeiro semestre de 2015, duas delas enfatizaram atitudes de humanização como forma de transformar o dia a dia das pessoas. Foram elas: “#GentilezaGeraGentileza” e  “Doação de Abraços”.

A gentileza como um espelho
Em #GentilezaGeraGentileza, os alunos doaram sangue, visitaram asilos e escolas e gravaram uma encenação no Parque José Afonso Junqueira de Poços, onde mostraram que pequenos gestos podem desencadear uma série de outras atitudes de cortesia que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. 

“Essa é a essência do nosso trabalho: mostrar a importância que é você fazer e receber a gentileza”, explica a aluna Letícia Darcie.

A iniciativa chamou a atenção da TV PLAN, emissora local, e ganhou destaque em reportagem na edição do jornal do dia 18 de abril deste ano.

 “O projeto é muito interessante, normalmente no dia a dia, você vê o contrário, falta de gentileza gerando falta de gentileza, mas o que a gente não percebe é que a vida é um ciclo”, comenta o repórter Lucas Passos em depoimento, destacando que um pequeno gesto de ajuda, pode voltar para a pessoa que ajudou.  


Doa-se abraço
Visando maior interação com a sociedade, os alunos do projeto Doação de Abraços promoveu uma campanha de humanização que consistiu na demonstração de afeto e solidariedade por meio do abraço. “A melhor forma de demonstrar afeto e carinho é através de um abraço, então a gente foi para ruas doar abraços”, apresenta o aluno Gustavo Faria no vídeo.

Os alunos entrevistaram a comunidade sobre a importância do abraço e utilizando cartazes saíram doando abraços a quem encontravam pela praça, pontos de ônibus e demais lugares de grande movimentação na cidade.

“Quantas pessoas você já abraçou hoje?” é a pergunta que finaliza a filmagem.  

A favor da vida
Um trabalho realizado no ano de 2013 também pode ser citado como um bom exemplo de produção discente. Intitulado “Sangue Universitário - A solidariedade corre em nossas veias!”, o projeto envolveu uma campanha de doação de sangue, partindo dos próprios alunos a iniciativa de doar, bem como o passo a passo na doação. 


“Nossa mensagem é simples: doar sangue é um ato de solidariedade, é um ato a favor de vidas, um ato cidadão”, destaca a equipe.  

Avaliando o resultado dos trabalhos desenvolvidos, professora Wilges Bruscato comenta: “Os vídeos, por vezes, não têm resultado de alta qualidade e ainda estamos, semestre a semestre, refinando o trabalho e os critérios de avaliação. Mas todos, de uma forma ou outra, crescem com este trabalho”.

De acordo com a docente, os grupos que levam a sério a proposta são muito beneficiados. 

“Para aqueles que se envolvem, a contribuição para a formação, em vários sentidos, é inegável. Desenvolvem diversas habilidades como a capacidade de tomar decisões, de organização e planejamento, de colocar-se frente o mundo, de trabalho em equipe, de estabelecer relações com a comunidade e instituições, de autoavaliação, de avaliação dos pares, além de habilidades técnicas, como o desenvolvimento coerente do conteúdo e aqueles que se referem à elaboração do vídeo”, assinala.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...