Pular para o conteúdo principal

MULHERES NO TATAME

Em Lavras, elas já estão em cena

Todo mundo já viu ou presenciou as histórias de homens corajosos, que utilizaram o Jiu-jitsu como forma de testar seu potencial e também provar que a arte suave era a melhor e mais eficiente entre todas as artes marciais. 

A própria história desta arte foi por muito tempo construído sobre braços masculinos.

O Jiu-jitsu era uma prática restrita ao público masculino. Para as mulheres havia pouco abertura, mas a história agora é outra. As mulheres conquistaram o espaço que é mais que merecido dentro do Jiu Jitsu. Com a perseverança, união e domínio técnico das posições e golpes elas já alcançam um alto nível entre os praticantes.

Algo antes impensável para qualquer mulher, Yvone Duarte, foi a primeira mulher a ser graduada faixa preta de Jiu Jitsu e recebeu esta honra das mãos do Mestre Osvaldo Alves, em Outubro de 1990. Yvone, hoje tem 51 anos, destes são 37 anos dedicados ao Jiu Jitsu, e em dezembro de 2014, recebeu o 5 grau em sua faixa preta.

Momento atual
O Jiu-jitsu feminino competitivo será divido em duas eras daqui a alguns anos, "AG" e "DG", ou seja Antes e Depois de Gabi Garcia, segundo publicações especializadas.

Gabi é atleta da equipe Alliance, atualmente tem 8 títulos mundiais, mas tem tudo para quebrar todos os recordes de títulos estabelecidos no Jiu Jitsu atual. Com 1,88 m de altura, mais de 100 kg, e com uma dedicação aos treinamentos supreendente, Gabi Garcia só tem o Ceu como limite dentro da arte suave.

Mulheres no tatame
Em Lavras, no Sul de Minas,a equipe de Jiu-jitsu Renê Alves/Cicero Costha, vem ganhando destaque na cena pelo alto rendimento de seus atletas e pela iniciativa de criar uma equipe feminina da arte suave milenar. 

A iniciativa visa proporcionar bem estar, defesa pessoal e outros benefícios para as mulheres e seus diversos praticantes, que incluem também crianças e idosos.

Benefícios do Jiu-jitsu para as mulheres
O Jiu Jitsu é um arte marcial desenvolvida para que possa permitir que uma pessoa mais fraca fisicamente, consiga derrotar uma mais forte e mais pesada. A partir desta definição podemos entender que o Jiu Jitsu é perfeito para as mulheres. Além disso, a arte suave propicia diversos benefícios, dos quais podem se encaixar perfeitamente com o que as mulheres procuram, confira:

- Aprender uma Defesa Pessoal
- Ajudar a perder peso e gordura corporal
- Aumentar a Auto-Estima e a Confiança
- Melhorar a flexibilidade e a Coordenação Motora

Gabi Garcia: Por que Jiu Jitsu é bom para as mulheres?


O que é Jiu-Jitsu?
O Jiu-Jitsu é uma arte marcial cujo objetivo é conquistar posições de controle até o xeque-mate – a finalização, por torção ou estrangulamento.

Esta é, no entanto, uma visão simplista para um sistema de luta e filosofia de vida tão rico.

“Originalmente concebido como uma forma de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu, através de sua prática, se tornou uma metáfora da própria vida”, destaca Luca Atalla, CEO de GRACIEMAG. 

“Afinal, a pessoa ao se testar nesse laboratório idealizado e confortável que é a academia, e depois nos campeonatos, consegue absorver lições e adequá-las ao cotidiano. Por isso, o Jiu-Jitsu talvez seja o melhor método de autoconhecimento jamais inventado”.

Nos anos 1990, a arte teve um novo boom. Em duas frentes: criado por Rorion Gracie em 1993, o Ultimate Fighting Championship deu o pontapé inicial (no queixo) no esporte midiático conhecido hoje como MMA. 

A partir do ídolo Royce Gracie, e com o suor derramado por irmãos e primos aparentemente invencíveis como Rickson, Renzo, Ralph, Royler, Ryan, Carley e companhia, o Jiu-Jitsu como arma de defesa pessoal estava consagrado.

A frente da equipe lavrense segue o atleta e professor Renê Alves, que vem trilhando seu caminho no jiu-jitsu nacional, pelas lutas e por seus atletas em destaque. 

Centro de Pugilismo Nova Ordem






A equipe de Lavras passou a ser representante de outra grande equipe. A do consagrado Cícero Costha, de São Paulo, que a cada dia revela novos nomes no Jiu-jitsu.

A equipe deixa o convite para todos aqueles que desejam conhecer o esporte; seja pelo motivo pessoal de cada um (defesa pessoal, manter a forma, perca de peso, Auto confiança dentre outros). 

A academia está localizada nas dependências do Centro de Pugilismo Nova Ordem, na rua Otacílio Negrão de Lima, 222,  no Centro. 

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 9258-0194 ou (35) 9224-4368.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...