Pular para o conteúdo principal

NAZARENO DESENVOLVE AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DE SEUS PARQUES NATURAIS


O setor municipal de Meio Ambiente está realizando o plantio de espécies nativas do cerrado no interior dos parques naturais municipais de Nazareno, no Sul de Minas. 

O plantio é uma medida para estabilização do solo e revitalização destas áreas, as quais, antes denominadas Voçoroca do Córrego do Cravo e Voçoroca do Lar do Idoso até a criação das leis municipais que as regulamentam como Parque Natural Municipal Voçoroca do Córrego do Cravo, de acordo com a Lei 1.253 e do Parque Natural Municipal Voçoroca Lar do Idoso, conforme a Lei 1.252. 

Hoje, o setor municipal de meio ambiente se preocupa e desenvolve trabalhos efetivos, com atividades voltadas para a proteção e regeneração destas áreas. 

Além das 300 mudas já plantadas, começa a vigorar o plano de prevenção e combate a incêndios florestais elaborado pelo Consorcio Intermunicipal de Gestao e Desenvolvimento Ambiental Sustentavel Das Vertentes de Sao Joao Del Rei (CIGEDAS Vertentes), especialmente para o município de Nazareno, o qual aguarda apenas o treinamento especializado de pessoal pelo Corpo de Bombeiros. Funcionários públicos, voluntários, já se dispuseram a participar da brigada de incêndio, fator que vai contribuir para a contenção de queimadas em casos de incêndios e respectiva proteção ambiental.

Outro projeto está em fase de elaboração para monitoramento e reformulação da cerca, para configurar as áreas, delimitar espaços e proteger os parques. Este instrumento será enviado ainda este mês ao ministério da Justiça, órgão que está recebendo as propostas, através do programa de Defesa dos Direitos Difusos. 

O setor busca apoio de entidades governamentais ou não e também da população. A Companhia Enérgetica do Estado de Minas (Cemig) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), regional de São João Del Rei, nas Vertentes, doaram as 300 mudas já inseridas no processo de revitalização dos parques.

“Estamos na estação seca e em dias de forte calor a vegetação pode incendiar naturalmente; é preciso tomar determinados cuidados como não queimar lixo, nem restos de vegetação, ou qualquer outro material”, expõe Joyce Nascimento. 

“Com uma simples "bituca" de cigarro, jogada à beira das estradas, o fogo pode alastrar muito rápido e além da perda natural, pode também prejudicar os moradores”, ressalta ela, quem se coloca à disposição para quem quiser, conhecer soluções adequadas.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...