Pular para o conteúdo principal

POETISA TEREZINHA RENNÓ PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DE UM ANO DO PROJETO ENTRE ELAS

Evento é organizado pela CMEV e ACIV

Há um ano, a Câmara da Mulher Empreendedora de Varginha (CMEV) e a Associação Comercial de Varginha (ACIV), deram o pontapé inicial para um projeto de capacitação feminina, intitulado “Entre Elas”. 

De lá pra cá, foram abordadas temáticas variadas de interesse do universo das mulheres. 

“Neste mês, em que completamos um ano de projeto, o sucesso pode ser medido pelo número expressivo de mulheres que participam de cada edição.  Sinto-me muito feliz de ter acreditado na ideia da Cida Silva (coordenadora do projeto) e apoiado o projeto. Através do “Entre Elas” estamos conseguindo alcançar o objetivo de inspirar, incentivar e estimular mulheres a reconhecerem seus valores e a realizarem ações significativas para suas vidas”, comenta Andreia Mendonça, presidente da CMEV.

Ainda de acordo com Mendonça foi possível perceber, em um ano de projeto, que as mulheres precisam, de fato, de estímulos para dar segmento às suas atividades ou mesmo para dar início a uma ação específica. 

Com isso, o Entre Elas aprimorou os assuntos abordados para atender as necessidades das mulheres que participam ativamente das palestras, já que elas fazem considerações e sugestões.  

“O sucesso do projeto se deve, muito, à participação de cada uma dessas mulheres. Mas os parceiros também sempre foram fundamentais, como a ACIV, o Sebrae e o Sindvar; bem como os palestrantes que sempre contribuíram voluntariamente. Devo mencionar, com todo carinho, a Cida Silva, que trabalha com muita dedicação para que tudo funcione da melhor maneira possível”, diz a presidente da CMEV.

Para comemorar o sucesso de um ano do “Entre Elas”, no dia 29 de julho, o projeto vai receber uma convidada muito especial. 

A poetisa e escritora Terezinha Rennó, ganhadora de vários prêmios literários e presidente regional da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz (Cappaz). 

“A mulher Do Lar e fora dele” será o tema da palestra da poetisa domiciliada em Itajubá que, mesmo aos 84 anos, não titubeou em participar das comemorações do projeto. “A Terezinha merece nossa atenção especial, pois na idade em que ela está, é admirável sua força de vontade em querer compartilhar conosco sua experiência”, diz Mendonça.

Da poetisa
Terezinha Ofélia Nascimento Rennó, 84 anos, mãe de 8 filhos, 16 netos e 6 bisnetos, é amante da leitura e cursou parapsicologia com o Padre Quevedo e Fauze Kfouri. Fiel escudeira do pai, Benedito Nascimento, aprendeu com ele a escrever e a fazer versos. 

Editora de sonetos e poemas no “Terceiro Domingo”, jornal da Academia Itajubense de Letras – AIL. Por três vezes obteve o primeiro lugar em concursos de poesias e mais de 20 premiações em 2º e 3º lugares, além de menções honrosas e destaques em concursos de diversas Academias de Letras pelo Brasil, inclusive na Itália. 

Recebeu também o troféu Carlos Drummond de Andrade pelo seu trabalho na presidência da AIL e ganhou vários títulos na categoria Personalidade Literária. É membro do Clube dos Escritores de Piracicaba, da Academia Pontagrossense de Letras e Artes, da Academia de Letras de São Lourenço, da Academia Varginhense de Letras, e das Academias Itajubense de Letras e de História.

Aniversário
Para participar das comemorações de um ano do Projeto Entre Elas, basta se inscrever, gratuitamente, pelo telefone 3219-3350 ou e-mail cidasilva246@hotmail.com. A palestra com Terezinha Rennó acontece no dia 29 de julho, às 19h, no Auditório da ACIV, localizado na av. Presidente Antônio Carlos, 303, em Varginha, no Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...