Pular para o conteúdo principal

POETISA TEREZINHA RENNÓ PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DE UM ANO DO PROJETO ENTRE ELAS

Evento é organizado pela CMEV e ACIV

Há um ano, a Câmara da Mulher Empreendedora de Varginha (CMEV) e a Associação Comercial de Varginha (ACIV), deram o pontapé inicial para um projeto de capacitação feminina, intitulado “Entre Elas”. 

De lá pra cá, foram abordadas temáticas variadas de interesse do universo das mulheres. 

“Neste mês, em que completamos um ano de projeto, o sucesso pode ser medido pelo número expressivo de mulheres que participam de cada edição.  Sinto-me muito feliz de ter acreditado na ideia da Cida Silva (coordenadora do projeto) e apoiado o projeto. Através do “Entre Elas” estamos conseguindo alcançar o objetivo de inspirar, incentivar e estimular mulheres a reconhecerem seus valores e a realizarem ações significativas para suas vidas”, comenta Andreia Mendonça, presidente da CMEV.

Ainda de acordo com Mendonça foi possível perceber, em um ano de projeto, que as mulheres precisam, de fato, de estímulos para dar segmento às suas atividades ou mesmo para dar início a uma ação específica. 

Com isso, o Entre Elas aprimorou os assuntos abordados para atender as necessidades das mulheres que participam ativamente das palestras, já que elas fazem considerações e sugestões.  

“O sucesso do projeto se deve, muito, à participação de cada uma dessas mulheres. Mas os parceiros também sempre foram fundamentais, como a ACIV, o Sebrae e o Sindvar; bem como os palestrantes que sempre contribuíram voluntariamente. Devo mencionar, com todo carinho, a Cida Silva, que trabalha com muita dedicação para que tudo funcione da melhor maneira possível”, diz a presidente da CMEV.

Para comemorar o sucesso de um ano do “Entre Elas”, no dia 29 de julho, o projeto vai receber uma convidada muito especial. 

A poetisa e escritora Terezinha Rennó, ganhadora de vários prêmios literários e presidente regional da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz (Cappaz). 

“A mulher Do Lar e fora dele” será o tema da palestra da poetisa domiciliada em Itajubá que, mesmo aos 84 anos, não titubeou em participar das comemorações do projeto. “A Terezinha merece nossa atenção especial, pois na idade em que ela está, é admirável sua força de vontade em querer compartilhar conosco sua experiência”, diz Mendonça.

Da poetisa
Terezinha Ofélia Nascimento Rennó, 84 anos, mãe de 8 filhos, 16 netos e 6 bisnetos, é amante da leitura e cursou parapsicologia com o Padre Quevedo e Fauze Kfouri. Fiel escudeira do pai, Benedito Nascimento, aprendeu com ele a escrever e a fazer versos. 

Editora de sonetos e poemas no “Terceiro Domingo”, jornal da Academia Itajubense de Letras – AIL. Por três vezes obteve o primeiro lugar em concursos de poesias e mais de 20 premiações em 2º e 3º lugares, além de menções honrosas e destaques em concursos de diversas Academias de Letras pelo Brasil, inclusive na Itália. 

Recebeu também o troféu Carlos Drummond de Andrade pelo seu trabalho na presidência da AIL e ganhou vários títulos na categoria Personalidade Literária. É membro do Clube dos Escritores de Piracicaba, da Academia Pontagrossense de Letras e Artes, da Academia de Letras de São Lourenço, da Academia Varginhense de Letras, e das Academias Itajubense de Letras e de História.

Aniversário
Para participar das comemorações de um ano do Projeto Entre Elas, basta se inscrever, gratuitamente, pelo telefone 3219-3350 ou e-mail cidasilva246@hotmail.com. A palestra com Terezinha Rennó acontece no dia 29 de julho, às 19h, no Auditório da ACIV, localizado na av. Presidente Antônio Carlos, 303, em Varginha, no Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...