Pular para o conteúdo principal

PRIMEIROS ATLETAS ESTRANGEIROS TREINAM DENTRO DO PROGRAMA MINAS 2016





O secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique (PRB), recebeu na tarde desta segunda-feira, 27, a delegação paralímpica de triatlo do Reino Unido, que fez o reconhecimento das dependências do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião o triatleta Joe (Joseph) Townsend fez um treino de bicicleta na pista de atletismo.

Joe, o primeiro atleta estrangeiro a treinar no CTE, é conhecido por seu histórico de heroísmo. Em 2008, servia à marinha dos Estados Unidos quando perdeu as duas pernas em uma explosão no Afeganistão. Em 2011, ele completou o Ironman Triathlon Reino Unido, como ele mesmo diz, visando conquistas pessoais, e saiu de lá um atleta profissional.

Na Olimpíada de Londres, em 2012, Joe carregou a chama paralímpica durante a cerimônia de abertura. Nos Jogos Invictus de 2014 - mpetição britânica disputada por soldados feridos em serviço -, Joe ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo.

“Apesar da agenda apertada de treinos, Joe demonstrou grande simpatia por todos que foram cumprimentá-lo. Isso é ser exemplo. Ele carrega na bagagem uma mala de medalhas, mas fez questão de ceder um pouco do seu tempo para compartilhar a alegria que o esporte leva a sua vida”, destaca o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique. 

Além de Joe, outros nove integrantes da equipe do esquadrão de elite dos triatletas britânicos (UK Sport Lottery) também fizeram reconhecimento no local. Como o Performance Manager Triathlon (gestor de programa paratriatlo), Jonathon Riall, e os campeões mundiais Lauren Steadman e Alison Patrick. A equipe de elite recebe investimento estratégico para treinamento e dedicação exclusiva ao esporte, a fim de atingir todo o seu potencial de ganho de medalhas.

Durante a visita, o secretário Carlos Henrique aproveitou a oportunidade para supervisionar as obras do CTE. Em contato com os engenheiros, sinalizou a importância do cumprimento do prazo para a entrega final da obra, prevista para setembro, quando o Comitê Olímpico e Paralímpico Britânico acompanhará testes técnicos na piscina.

Relação com os britânicos
Minas Gerais será base de treinamento do Comitê Olímpico e Paralímpico Britânico, que já se prepara para a Rio 2016. Belo Horizonte receberá 350 atletas olímpicos e 165 paralímpicos. As instalações utilizadas serão do Centro Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Minas Tênis Clube. Além do intercâmbio cultural, fomento da economia e turismo local, a presença desses atletas abre a oportunidade para a absorção de conhecimento.

“O triatlo estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 em uma fase em que a equipe paralímpica brasileira já tem o reconhecimento técnico internacional por meio de suas conquistas. Mas ainda há muito o que fazer para os brasileiros conhecerem mais as modalidades paraolímpicas. Queremos conhecer de perto os projetos do Reino Unido para aproximar a nossa população do esporte, algo que o Reino Unido já conquistou”, reforça Carlos Henrique.
da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...