Pular para o conteúdo principal

SERVIÇO DE MOTO RESGATE DO CORPO DE BOMBEIROS CHEGA AO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA


O atendimento é sempre feito por duplas, em motos pilotadas por bombeiros treinados

Depois de Belo Horizonte, Governador Valadares e Uberaba, nesta semana foi a vez do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, receber o serviço de Moto Resgate, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O atendimento sobre duas rodas faz com que seja reduzido o tempo de socorro às vítimas em cidades com trânsito intenso e em locais de difícil acesso, como cachoeiras.

O atendimento é sempre feito por duplas, em motos pilotadas por bombeiros treinados especialmente para este tipo de ocorrência. Em todos os acionamentos, as motocicletas carregam um pequeno arsenal.

Uma delas leva no baú material para atendimentos clínicos e a outra para atendimento a traumas, como colar cervical, talas para imobilização e desfibrilador.

Para ser um socorrista do Moto Resgate é necessário que o militar tenha carteira de habilitação específica para a categoria, faça o curso de credenciamento no Centro de Formação de Condutores do Corpo de Bombeiros e o curso de Técnicas em Emergências Médicas, ministrado.

Em algumas situações, também é preciso frequentar o curso de Moto Pilotagem realizado em parceria com as fabricantes Honda e Yamaha. Nos atendimentos, os pilotos usam equipamentos de proteção individual, como joelheira, cotoveleira, capacete e um colete tático que comporta internamente luvas, ataduras, óculos de proteção, rádio comunicador, dentre outros itens.

Resgates bem-sucedidos
Bombeiros do Moto Resgate, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6°BBM), realizaram um parto de emergência em uma residência na cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce. A mãe da criança, Cláudia Kely, estava em casa quando a bolsa estourou e o pai da criança ligou para o Corpo de Bombeiros informando que a esposa estava em trabalho de parto.

Imediatamente, a equipe do Moto Resgate, foi enviada ao local da ocorrência e, devido à urgência, realizaram o parto na sala da residência do casal.

“Ao chegarmos, percebemos que não tínhamos tempo de conduzir a gestante para o hospital. Então realizamos o parto, trazendo à vida uma menina. Sentimos uma grande felicidade em poder participar desse momento tão importante”, salienta Sargento André.

Em BH, um recém-nascido, com oito dias de vida, foi socorrido por uma equipe do Moto Resgate do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).

A equipe chegou ao local da ocorrência cinco minutos após serem acionados e constataram que o recém-nascido estava com obstrução das vias aéreas causada por leite materno. Rapidamente, os militares iniciaram as manobras de Heimlich (técnica usada para desobstrução respiratória) e o recém-nascido voltou a respirar normalmente.

Para o cabo Lobo, o serviço do Moto Resgate é essencial em uma cidade como BH, local onde o trânsito é um dos fatores que impedem o atendimento rápido das ocorrências. “As motos têm uma maior mobilidade no trânsito e, dessa forma, podemos dar um melhor atendimento à sociedade. A família ficou muito feliz e agradecida”, lembra.
da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...