Pular para o conteúdo principal

SERVIÇO DE MOTO RESGATE DO CORPO DE BOMBEIROS CHEGA AO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA


O atendimento é sempre feito por duplas, em motos pilotadas por bombeiros treinados

Depois de Belo Horizonte, Governador Valadares e Uberaba, nesta semana foi a vez do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, receber o serviço de Moto Resgate, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O atendimento sobre duas rodas faz com que seja reduzido o tempo de socorro às vítimas em cidades com trânsito intenso e em locais de difícil acesso, como cachoeiras.

O atendimento é sempre feito por duplas, em motos pilotadas por bombeiros treinados especialmente para este tipo de ocorrência. Em todos os acionamentos, as motocicletas carregam um pequeno arsenal.

Uma delas leva no baú material para atendimentos clínicos e a outra para atendimento a traumas, como colar cervical, talas para imobilização e desfibrilador.

Para ser um socorrista do Moto Resgate é necessário que o militar tenha carteira de habilitação específica para a categoria, faça o curso de credenciamento no Centro de Formação de Condutores do Corpo de Bombeiros e o curso de Técnicas em Emergências Médicas, ministrado.

Em algumas situações, também é preciso frequentar o curso de Moto Pilotagem realizado em parceria com as fabricantes Honda e Yamaha. Nos atendimentos, os pilotos usam equipamentos de proteção individual, como joelheira, cotoveleira, capacete e um colete tático que comporta internamente luvas, ataduras, óculos de proteção, rádio comunicador, dentre outros itens.

Resgates bem-sucedidos
Bombeiros do Moto Resgate, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6°BBM), realizaram um parto de emergência em uma residência na cidade de Governador Valadares, na região do Rio Doce. A mãe da criança, Cláudia Kely, estava em casa quando a bolsa estourou e o pai da criança ligou para o Corpo de Bombeiros informando que a esposa estava em trabalho de parto.

Imediatamente, a equipe do Moto Resgate, foi enviada ao local da ocorrência e, devido à urgência, realizaram o parto na sala da residência do casal.

“Ao chegarmos, percebemos que não tínhamos tempo de conduzir a gestante para o hospital. Então realizamos o parto, trazendo à vida uma menina. Sentimos uma grande felicidade em poder participar desse momento tão importante”, salienta Sargento André.

Em BH, um recém-nascido, com oito dias de vida, foi socorrido por uma equipe do Moto Resgate do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM).

A equipe chegou ao local da ocorrência cinco minutos após serem acionados e constataram que o recém-nascido estava com obstrução das vias aéreas causada por leite materno. Rapidamente, os militares iniciaram as manobras de Heimlich (técnica usada para desobstrução respiratória) e o recém-nascido voltou a respirar normalmente.

Para o cabo Lobo, o serviço do Moto Resgate é essencial em uma cidade como BH, local onde o trânsito é um dos fatores que impedem o atendimento rápido das ocorrências. “As motos têm uma maior mobilidade no trânsito e, dessa forma, podemos dar um melhor atendimento à sociedade. A família ficou muito feliz e agradecida”, lembra.
da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...