Pular para o conteúdo principal

EMPRESA PRÉ-INCUBADA DO INATEL VENCE O PICHT FIGHT NO DECOLA INOVAÇÃO


Reduzir perdas e extravios de bagagens por meio do uso da tecnologia integrada a um sistema de gerenciamento inteligente para identificação e retirada de malas em aeroportos foi o pitch campeão que a empresa pré-incubada da Incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Safe Logística, apresentou durante a primeira edição do Decola Inovação que aconteceu dia 25 de julho em Jundiaí, no interior de São Paulo.

O evento idealizado pela In-Pulsa, em parceria com a Startup Sorocaba proporcionou um ambiente de inovação e empreendedorismo aos participantes. 

Os alunos Douglas Josias de Oliveira e Luana Emily Custódio, do 8º período de Engenharia de Telecomunicações, Ana Carolina Silva Franco do 7º período também de Telecomunicações e Mariah Alves Oliveira Bernardes do 7º período de Engenharia Biomédica, integrantes da empresa se apresentaram no Pitch Figth, onde tiveram três minutos para falar sobre o produto que desenvolvem e sua aplicabilidade e outros três minutos para responder a questionamentos e receber feedbacks e insights dos juízes. 

“Não tivemos críticas dos jurados, eles nos questionaram em algumas partes do projeto e se mostraram bastantes interessados na utilização da tecnologia RFID nessa área que queremos atingir. É uma tecnologia que já existe sendo aplicada de uma forma inovadora”, relatou Mariah.

A avaliação por parte dos jurados levou em conta a apresentação e a ideia do negócio, o que fez da Safe Logística vencedora diante de outras 12 equipes. 

“Foi uma experiência diferente, pois foi a primeira vez que apresentamos nossa empresa fora do Inatel. O que é interessante salientar que disputamos com empresas que já existem e estão no mercado. Competimos com pessoas que já possuem experiência e até mesmo grande número de clientes”, afirmou Douglas.

Como prêmio a equipe recebeu uma bolsa parcial de estudos para a Draper University, uma das universidades mais excêntricas do Vale do Silício e mentoria da In-Pulsa, empresa dedicada a consultorias especializadas e treinamentos focados exclusivamente em inovação. 

De acordo com Luana apesar de ser somente uma bolsa, a empresa está em busca de parceiros para que os demais integrantes possam viajar também. 

“Estamos em busca de parceiros e apoiadores para que todos nós da Safe possamos fazer o curso na Draper University. É uma oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos em um local que basicamente é voltado para isso”, enfatizou.

Além da Safe Logística, outras duas empresa pré-incubadas da Incubadora do Inatel  participaram dessa competição. A ARM Soluções em Energia e a InoStart . 

A empresa Safe Logística teve início através de um projeto para a 33ª Fetin e após aprimoramento da ideia inicial foi selecionada em fevereiro desse ano para a Pré-Incubadora do Inatel.

Em seu projeto vem desenvolvendo soluções em software e hardware - RFID para serem aplicadas em aeroportos, pelas companhias aéreas, para resolver o problema de extravio/perda de bagagens. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...