Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO RESGATA HISTÓRIA DO MEDIUM CONGONHENSE ZÉ ARIGÓ



Um dos mais emblemáticos e famosos personagens da história de Congonhas nasceu no século 20 e, por anos, trouxe multidões à cidade. Seu nome era José Pedro de Freitas, popularmente conhecido como Zé Arigó.

Essa e outras histórias de ilustres cidadãos conhecidos e desconhecidos compõem a exposição “Museu de um povo”, que será aberta na hoje, terça-feira, 25, às 20h, no Museu da Imagem e Memória de Congonhas. 

O evento abre aprogramação da Semana do Aleijadinho. O objetivo é um resgate de personalidades que ajudaram a construir a identidade local, possibilitando a apropriação dessa riqueza pelos moradores e turistas. 

O Museu da Imagem e Memória está localizado na ladeira que dá acesso ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, à rua Bom Jesus (Ladeira), nº 250, na Basílica.

Entre os itens que compõem o acervo do Museu estão cartas psicografadas; cartas de médicos que haviam desenganado seus pacientes, mas indicavam a intervenção de Arigó como última solução; utensílios usados pelo médium nas cirurgias e fotos. 

Outros personagens importantes para a história da cidade também são lembrados no Museu.

Um homem além de seu tempo
Arigó nasceu e viveu todos os seus 49 anos na cidade. Os dons mediúnicos se manifestaram ainda criança, mas sua família católica não entendia ou aceitava a situação. 

Anos depois, ao compreender sua missão, passou a atender inúmeras pessoas vindas de todo o país em busca de curas espirituais para males diversos.

Os relatos de sucesso de seus atendimentos ganhavam o país e despertavam a atenção de famosos, que passaram a procurá-lo. Não demorou para que Zé Arigó, que incorporava o espírito do médico alemão Dr. Fritz, fosse questionado pelas cirurgias e efetividade do trabalho, sendo preso por duas vezes. 

A curiosidade trouxe inclusive cientistas norte-americanos a Congonhas, com o intuito de conhecerem e registrarem os métodos de trabalho de Arigó.

Após sete meses preso, fundou o Centro Espírita Jesus Nazareno. Longas filas eram formadas diariamente na cidade por pacientes vindos de todo o Brasil e também da Europa, Estados Unidos e outros países da América Latina. Arigó atendia a todos, sem distinção ou cobranças. 

Essa foi a rotina do Centro Espírita até janeiro de 1971, quando o médium morreu em um acidente de carro na BR 040. 

Exposição em homenagem ao povo e sua identidade
Os moradores de Congonhas e turistas que visitarem o Santuário terão a oportunidade de conhecer essas e outras histórias. Essa exposição, que será permanente, é mais uma iniciativa vinculada aos 30 anos do reconhecimento do Santuário como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), comemorados em 2015.

Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando uma série de atividades para potencializar a apropriação dessa riqueza pelos moradores. 

Para isso, desenvolve um trabalho de reconceituação do sistema de museus da cidade, o que inclui o lançamento de uma marca comemorativa; capacitação da equipe própria, comerciantes e taxistas; criação de programa educativo; mobilização da comunidade; instalação de sinalização viária e interpretativa nos padrões da UNESCO; aplicativo para smartphones com informações turísticas em quatro idiomas e, em breve, a inauguração do Museu de Congonhas.
da assessoria - Prefeitura de Congonhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...