Pular para o conteúdo principal

UFLA DESENVOLVE MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

Estudo tem o objetivo de desenvolver um medicamento fitoterápico com potencial para prevenir, tratar e controlar a hipertensão arterial e a formação de cálculos renais


O projeto do doutorando do Programa de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares (PPMAC) Luiz Fernando Annunziata Trevisan foi uma das 56 propostas aprovadas no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). 

Sob a coordenação do professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA) Raimundo Vicente de Souza, o estudo tem o objetivo de desenvolver um medicamento fitoterápico com potencial para prevenir, tratar e controlar a hipertensão arterial e a formação de cálculos renais.

O Termo de Outorga, para liberação do recurso de mais de 260 mil reais a ser utilizado na pesquisa, foi assinado pelos pesquisadores. A seleção das propostas foi feita pelo Edital 14/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O extrato da planta estudada pode se transformar em alternativa eficaz e economicamente viável para o Sistema Único de Saúde (SUS), se comprovada sua ação benéfica para prevenção, tratamento e controle da pressão alta e dos cálculos renais. 

Com o investimento na pesquisa, será possível realizar os estudos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que se comprove a eficácia, a segurança e o controle de qualidade do fitoterápico.

O doutorando trabalha com o tema desde 2007 e já constatou que um dos componentes da planta em questão é capaz de provocar o relaxamento em estruturas que possuem músculo liso, como artérias e ductos urinários. 

Até o momento, foram feitos testes toxicológicos, pré-clínicos e de eficácia, além dos testes in vivo. Com a aprovação da proposta no PPSUS, os trabalhos agora serão pela elaboração dos testes exigidos pelas agências reguladoras para registro, patente e comercialização do medicamento, para disponibilizá-lo no SUS – o que constitui objetivo final, previsto no edital. 

O prazo previsto para conclusão das ações é de dois anos. “O desenvolvimento de um medicamento, com tecnologia nacional, seguro, de baixo custo, que possa ser utilizado no SUS em pacientes acometidos por hipertensão arterial e urolitíase é por si só o maior benefício trazido à sociedade por esta proposta, além da disponibilização do conhecimento sobre a planta, permitindo sua introdução em farmácias verdes e hortas medicinais”, explica o doutorando do PPMAC, ligado ao Departamento de Agricultura (DAG/UFLA).

As atividades de pesquisa serão realizadas em diferentes laboratórios da UFLA: Laboratório de Fitoquímica do Horto de Plantas Medicinais (DAG), Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Veterinária (DMV), Laboratório da Microbiologia do Alimento (DCA) e Laboratório de Botânica Estrutural (DBI). 

São colaboradores no projeto o coordenador do PPMAC, professor José Eduardo Brasil Pereira Pinto; o professor do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais Fernão Castro Braga; a professora Departamento de Agricultura (DAG/UFLA) Suzan Kelly Vilela Bertolucci; o professor do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) Manuel Losada Gavilanes e a professora do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA) Roberta Hilsdorf Piccoli.

O PPSUS, que apoiará a pesquisa coordenada pelo professor Raimundo Vicente e pelo doutorando Luiz Fernando, é um programa que tem a proposta de descentralizar o fomento à pesquisa em saúde entre os diferentes estados do país, contribuindo para o atendimento a especificidades regionais e para a redução das desigualdades.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...