Pular para o conteúdo principal

COMARCAS DE LAVRAS E OLIVEIRA JÁ CONTAM COM CEJUS


O desembargador Wander Marotta, 3º vice-presidente do TJMG, presidiu as inaugurações

Comarca de Lavras é a 30ª a contar com um Cejus

A Comarca de Oliveira é mais uma que passa a contar com o Cejus
Foram inaugurados no dia 10 de setembro os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) das Comarcas de Lavras e Oliveira, localizadas nosul e no centro-oeste de Minas, respectivamente.

Os Cejus são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros oferecem amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.

As solenidades foram presididas pelo 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Wander Marotta, que em ambas fez pronunciamento ressaltando a importância da conciliação como alternativa para reduzir o grande acúmulo de processos no Judiciário.

Ambos os eventos contaram com a presença do juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Carlos Donizetti Ferreira da Silva, dos magistrados das comarcas, dos prefeitos e dos presidentes das Câmaras Municipais, além de membros do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores do Judiciário e representantes das Polícias Civil e Militar.

Lavras
O juiz diretor do foro de Lavras, Mário Paulo de Moura Campos Montoro, destacou no evento em sua comarca que, “diante do quadro de extremo congestionamento da máquina judiciária, faz-se necessária a busca de soluções alternativas nas quaiso Poder Judiciário não seja o único protagonista da pacificação social”.

Para o juiz, “é imperioso que o cidadão, em um regime democrático, participe dos destinos de seu País e assuma o papel de ator da pacificação social, na resolução dos conflitos intersubjetivos”.

Montoro ressaltou que os Cejus cumprem “o duplo desiderato de desafogar o Poder Judiciário e incrementar a democracia participativa, com a colaboração do cidadão na definição dos rumos de seu próprio destino e a pacificação social no âmbito social em que se encontra inserido”.

O Cejus de Lavras terá como coordenador o juiz Tarciso Moreira de Souza.

Oliveira
Em pronunciamento na inauguração do Cejus de Oliveira, o juiz diretor do foro da comarca, Adelardo Franco de Carvalho Júnior, afirmou: “a partir de agora, nós juízes e funcionários de Oliveira nos colocamos à disposição de todos com os trabalhos do Cejus”.

O juiz lembrou os três principais estágios da evolução do ser humano,homo erectus, homo habilise homo sapiens, e disse que apesar de o homo sapiens ser “capaz de pensar e sentir com o cérebro e com o coração”, ele também é capaz de tomar atitudes terríveis, como as bombas jogadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagasaki, que mataram mais de 70 mil pessoas em cada uma das cidades japonesas no final da Segunda Guerra Mundial. E ressaltou a necessidade da “busca pela conversa entre as partes, com ajuda técnica e a possibilidade de prevenir e evitar a demanda judicial”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...