Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO DO “CIRCUITO DE MÚSICA ACÚSTICA” TERÁ SHOW COM JUAREZ MACIEL E BANDA MUDA

Juarez Maciel durante o Savassi Festival BH
Dia 10 de setembro, acontece em Belo Horizonte o lançamento oficial do Circuito de Música Acústica, promovido pela Gerdau e Governo do Estado de Minas Gerais, com show gratuito do pianista Juarez Maciel e o Grupo Muda. 

O evento será às 20h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e irá anunciar os oito jovens instrumentistas mineiros escolhidos para participar do concurso.

O Circuito de Música Acústica é uma iniciativa que selecionará solistas e bandas que apresentarem um repertório acústico e de qualidade. O objetivo é valorizar novos instrumentistas de Minas Gerais, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical e, acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.

Durante o lançamento, no dia 10, oito candidatos serão pré-selecionados e receberão uma ajuda de custo para se apresentarem posteriormente no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ou no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. 

Destes oito, dois grupos ou artistas solo serão premiados com três mil reais e farão uma apresentação de até 50 minutos, que definirá o vencedor.

E, para abrilhantar a noite de lançamento, o Grupo Muda se apresentará em quinteto: Juarez Maciel lidera a formação no piano, junto com Paulo Thomaz no violino, Vera Pape-Pape na flauta, Manassés Moraes no contrabaixo acústico e Eduardo Campos na percussão. 

O grupo fará uma apresentação acústica que se destaca pela musicalidade viva e pulsante, em um som minimalista e que oferece ao público uma interação com o melhor da música instrumental. São composições de sete álbuns já lançados, com canções que sempre são executadas com arranjos diferenciados.

O pianista Juarez Maciel, que compõe as músicas para o Grupo Muda, considera positivo se apresentar na abertura do Circuito de Música Acústica devido à importância do projeto. 

"Esta é uma oportunidade única de visibilidade e profissionalismo para os artistas, carência total na cena musical de Minas Gerais. Esse universo instrumental acústico é muito pouco explorado. O público só vem a ganhar, podendo ver bons shows de artistas da cena musical mineira e ainda instrumentistas convidados da cena nacional”, explica.

"Pretendemos selecionar grupos com uma sonoridade mais acústica, em contraposição aos trabalhos que se valem de instrumentos como guitarra e baixo elétricos, sintetizadores em geral, programações eletrônicas. Entretanto, não significa que os shows propostos pelo projeto não contarão com amplificação. 

Duos de violão, trios e quartetos de cordas, grupos vocais, cantautores, grupos de percussão, sopros em geral são alguns dos exemplos – não se limitando a esses, é claro, de formações que estamos procurando para integrar o Circuito de Música Acústica", explica Alysson Brener, um dos curadores do projeto.

O Circuito de Música Acústica é realizado pela Do Brasil Projetos e Eventos e pela Agência de Produção, com gestão cultural da AltiPlano Projetos Culturais e patrocínio da Gerdau e do Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoiam o Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu de Artes e Ofícios.
com Gisiane Alves - da assessoria

Serviço
Lançamento do Circuito de Música Acústica
Show com Juarez Maciel e Grupo Muda, anúncio oficial dos selecionados para o Circuito
Data: quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Horário: a partir das 20h
LocalMM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...