Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO DESTACA CONQUISTAS E DESAFIOS NOS 107 ANOS DA UFLA E PEDE UNIÃO DA COMUNIDADE

"Precisamos estimular os jovens que passam a fazer parte desta Instituição a reconhecer os sacrifícios das gerações passadas e a assimilar o orgulho e o amor de fazer parte desta história", enfatizou o reitor

Estudante Priscila Ferreira Delbem, reitor José Roberto Scolforo, professor Alfredo Scheid Lopes e o servidor técnico administrativo Paulo César da Silva 

Na manhã da última sexta-feira, 28, foi realizada a cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que comemora os 107 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Com a presença da comunidade acadêmica, o reitor professor José Roberto Soares Scolforo, fez um discurso de valorização à trajetória da instituição e às pessoas que contribuíram para que ela atingisse o desempenho destacado no cenário nacional.

O reitor estava acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e da equipe de gestão (pró-reitores, assessores e diretores). A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal, Silas Costa Pereira (PMDB) e do deputado estadual Fábio Cherem (PSDB).

No pronunciamento, Scolforo fez referência à crise econômica e política nacional, com desdobramentos à pasta Educação e com cortes significativos no orçamento da universidade. 

“Apesar desse cenário difícil, temos buscado alternativas junto ao próprio MEC, a outros ministérios e várias instituições para manter o crescimento da Universidade”, destacou, conclamando ainda toda a comunidade acadêmica para a economia de recursos, em especial, de energia elétrica.

Na sequência, com palavras de otimismo, descreveu os últimos avanços, os projetos em desenvolvimento e o planejamento que está sendo estrategicamente elaborado para que a UFLA atinja a meta de se manter entre as melhores instituições do País e ganhar projeção internacional nos próximos anos.

“A UFLA vem experimentando uma credibilidade no MEC e em outras instituições de referência que orgulha toda a comunidade… Precisamos estimular os jovens que passam a fazer parte desta Instituição a reconhecer os sacrifícios das gerações passadas e a assimilar o orgulho e o amor de fazer parte desta história”, enfatizou.

Scolforo reforçou a importância do envolvimento de toda a comunidade acadêmica para o patamar de excelência alcançado e, sobretudo, para a concretização de novas metas. 

Ele destacou que a UFLA conquistou no Ministério da Educação (MEC) o maior orçamento da história da Instituição para o ano de 2015. Desde 2013, o orçamento teve um crescimento de 62%, o maior entre todas as universidades mineiras e mais do que o dobro da maioria das instituições. 

A cerimônia de abertura e o culto foram traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libra).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...