Pular para o conteúdo principal

SERVAS INAUGURA PROJETO QUE LEVA ÁGUA POTÁVEL A COMUNIDADES RURAIS NO INTERIOR DE MINAS

Primeiras unidades foram entregues nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do Estado, e vão beneficiar milhares de pessoas


A presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel inaugurou, nesta segunda-feira, 31, as primeiras unidades do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do Estado.

Em menos de cinco meses depois da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Servas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as primeiras coberturas, cisternas, módulos sanitários e fossas sépticas foram entregues para comunidades rurais do interior do estado que nunca tiveram acesso regular à água limpa. 

Ao todo, serão entregues 152 unidades do Água Vida, construídas com recursos do MPMG por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado com o Servas e por meio de convênio com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

"Esta é a primeira vez que o Servas, desde sua criação em 1951, vai a um município tão distante da capital, Belo Horizonte. Vocês podem perguntar: mas o que isso significa? Por que esse momento é especial? Porque nós estamos cumprindo aquilo que o governador Fernando Pimentel nos pediu: 'Vá ao extremo Noroeste do estado, ao Norte e ao Jequitinhonha. Veja o que é a verdadeira Minas Gerais. Trabalhe para quem mais precisa do Estado, das instituições", disse Carolina Oliveira Pimentel em sua fala aos participantes.

O trabalhador rural José Ferreira, mais conhecido como "Seu Zezinho", recebeu uma das primeiras unidades e disse que não esperava um projeto como esse na região. 

"Eu carregava lata d'água na cabeça né, então só pegava o necessário. Agora, assim que chover, essa caixa vai estar cheia e preciso aprender a usar. Vou ensinar a quem quiser usar também, essa água é pra beber. Estou muito feliz mesmo com a chegada da cisterna e do sanitário, mas agora preciso é construir uma casa nova para ficar tudo bonito assim", afirmou, bem humorado, Seu Zezinho.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Água Vida está diretamente vinculado às ações do 7º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”. 

Criado para permitir o acesso à água potável daquelas comunidades que não conseguiram se enquadrar no programa federal Água Para Todos, as residências com telhados de sapê ou amianto ganharam novas coberturas que se ajustam às calhas para captar água da chuva e levá-la à cisterna.

O Servas também providenciou a instalação de fossas sépticas e módulos sanitários. A famílias beneficiadas receberão ainda neste mês treinamento voltado para uso consciente da água e palestras sobre cidadania e qualidade de vida. 

Acompanharam a cerimônia o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes, o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e o promotor de Justiça de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...