Pular para o conteúdo principal

UFJF ENTRE AS 20 MELHORES DO BRASIL NO RUF

O indicador Internacionalização foi o que obteve melhor resultado, impulsionando a UFJF para a 6ª posição

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou à 20ª colocação entre as melhores universidades do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no último dia 14. 

A instituição subiu oito posições em relação à colocação do ano passado, alcançando a nota geral de 82,49 – o que significa um avanço de 58% desde a primeira edição no ranking, em 2012 (ver quadro). Entre as universidades mineiras, a UFJF ocupou a terceira posição.

O indicador Internacionalização foi o que obteve melhor resultado, impulsionando a UFJF para a 6ª posição entre as 192 universidades brasileiras analisadas, entre públicas e privadas (a instituição ocupava a 44ª posição no ranking anterior). 

Também apresentaram bons resultados os indicadores Pesquisa, que passou da 28ª para a 15ª posição e Mercado, que subiu da 71ª para a 35ª colocação.

Entre os cursos de graduação analisados, os que obtiveram melhores resultados no ranking foram Medicina (11º), Farmácia (12º), Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição (13º), Física e Serviço Social (15º). Segundo o diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava, os cursos de saúde foram os grandes destaques da avaliação. 

“O resultado mostra que a avaliação de mercado dos profissionais formados na UFJF nestes cursos é muito boa, e eles possuem grande índice de inserção, sobretudo Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.”


Para o reitor da UFJF, Julio Chebli, o avanço expressivo da UFJF no ranking, assim como os resultados divulgados na semana passada pelo Guia do Estudante, devem ser avaliados no contexto do crescimento da qualidade da instituição. 

Salto da pesquisa e internacionalização
O indicador Pesquisa, que subiu 13 posições na UFJF, analisa o total de publicações, de citações, citações por artigo, citações por docente, publicações por docente, publicações em revistas internacionais, recursos captados junto a órgãos de fomento e bolsistas CNPq.

Já o indicador Internacionalização leva em consideração as citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional. 

Um fatores que mais influenciaram o crescimento da UFJF neste índice foi a participação de pesquisadores da instituição em publicações internacionais, com coautoria, como o estudo da área de física publicado no periódico “Physics Letters B”, assinado por mais de 900 pesquisadores internacionais – sendo 11 deles do Brasil e um da UFJF, o professor Augusto Santiago Cerqueira.

Sobre o Ranking
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. 

No ranking estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.

Outras informações: ruf.folha.uol.com.br/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...