Pular para o conteúdo principal

UFJF ENTRE AS 20 MELHORES DO BRASIL NO RUF

O indicador Internacionalização foi o que obteve melhor resultado, impulsionando a UFJF para a 6ª posição

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou à 20ª colocação entre as melhores universidades do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no último dia 14. 

A instituição subiu oito posições em relação à colocação do ano passado, alcançando a nota geral de 82,49 – o que significa um avanço de 58% desde a primeira edição no ranking, em 2012 (ver quadro). Entre as universidades mineiras, a UFJF ocupou a terceira posição.

O indicador Internacionalização foi o que obteve melhor resultado, impulsionando a UFJF para a 6ª posição entre as 192 universidades brasileiras analisadas, entre públicas e privadas (a instituição ocupava a 44ª posição no ranking anterior). 

Também apresentaram bons resultados os indicadores Pesquisa, que passou da 28ª para a 15ª posição e Mercado, que subiu da 71ª para a 35ª colocação.

Entre os cursos de graduação analisados, os que obtiveram melhores resultados no ranking foram Medicina (11º), Farmácia (12º), Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição (13º), Física e Serviço Social (15º). Segundo o diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava, os cursos de saúde foram os grandes destaques da avaliação. 

“O resultado mostra que a avaliação de mercado dos profissionais formados na UFJF nestes cursos é muito boa, e eles possuem grande índice de inserção, sobretudo Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.”


Para o reitor da UFJF, Julio Chebli, o avanço expressivo da UFJF no ranking, assim como os resultados divulgados na semana passada pelo Guia do Estudante, devem ser avaliados no contexto do crescimento da qualidade da instituição. 

Salto da pesquisa e internacionalização
O indicador Pesquisa, que subiu 13 posições na UFJF, analisa o total de publicações, de citações, citações por artigo, citações por docente, publicações por docente, publicações em revistas internacionais, recursos captados junto a órgãos de fomento e bolsistas CNPq.

Já o indicador Internacionalização leva em consideração as citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional. 

Um fatores que mais influenciaram o crescimento da UFJF neste índice foi a participação de pesquisadores da instituição em publicações internacionais, com coautoria, como o estudo da área de física publicado no periódico “Physics Letters B”, assinado por mais de 900 pesquisadores internacionais – sendo 11 deles do Brasil e um da UFJF, o professor Augusto Santiago Cerqueira.

Sobre o Ranking
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. 

No ranking estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.

Outras informações: ruf.folha.uol.com.br/2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...