Pular para o conteúdo principal

UFLA SELECIONA AVALIADORES DE REDAÇÕES PARA ATUAR EM PROCESSOS SELETIVOS


Profissionais graduados em Letras ou que tenham pós-graduação na área de Letras/Linguística terão a oportunidade de compor o quadro de avaliadores de redações na Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A Diretoria de Processos Seletivos da instituição (Dips) publicou, na última quarta-feira, 9, edital de seleção que busca atender à necessidade de correções de redações dos processos seletivos de candidatos aos cursos de graduação da Universidade.

Os interessados poderão se inscrever de 14 a 18 de setembro, preenchendo requerimento no site www.dips.ufla.brEm seguida, até 22 de setembro, deverão apresentar documentos na Dips (pessoalmente ou enviados pelos Correios). 

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 30,00. A seleção dos avaliadores se dará em três etapas: uma prova de dez questões envolvendo conhecimentos linguísticos (eliminatória); uma análise de redações, seguindo critérios de avaliação definidos pela Dips (eliminatória); e análise de currículo (classificatória).

A aplicação das duas primeiras etapas ocorrerá em 4 de outubro e a previsão é de que o resultado final seja divulgado a partir de 5 de novembro na página da Dips, na Internet. Os selecionados passarão a integrar o Banco de Avaliadores de Redações dos Processos Seletivos da UFLA e terão a expectativa de serem convocados de acordo com as necessidades da Dips a cada processo seletivo. 

Sempre que convocado, o avaliador participará de um curso de formação de corretores e estará sujeito à análise de seu desempenho pela Coordenação de Provas e pela equipe de professores da área de Língua Portuguesa da Dips.

Serão impedidos de atuar, mesmo que selecionados, os candidatos que, no período de correção, estiverem ligados a empresas de correção de redação de vestibular; cursinhos preparatórios para vestibular e turmas de Ensino Médio. 

O mesmo vale para candidatos que tenham vínculo de parentesco, até terceiro grau, com os candidatos que participam do processo seletivo a que se referem as correções. O processo seletivo tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Documentação necessária para inscrição
Na etapa online de inscrição, é necessário informar número do CPF e número de um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Polícias Civis, além das expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal, desde que contenham fotografia e o nº da identidade que lhes deu origem); ou Carteira Nacional de Habilitação. Também deve ser anexada, em PDF ou JPG,cópia autenticada do diploma de graduação registrado, ou atestado de conclusão de curso.

Pessoalmente, ou pelos Correios, é necessário entregar à Dips Currículo Lattes com comprovações relativas aos itens contemplados no Anexo 2 do Edital; assim como a cópia autenticada do diploma de graduação registrado, ou atestado de conclusão de curso. 

A entrega deve ser feita até 22 de setembro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Dips, Centro Administrativo da UFLA. Para os documentos enviados pelos Correios, a data de postagem máxima também é 22/9.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...