Pular para o conteúdo principal

3ª SEMANA DO TURISMO APONTA TENDÊNCIAS PARA POTENCIALIZAR A ATIVIDADE EM MINAS


Um novo comportamento de consumo turístico vem se consolidando nos últimos anos: o turismo baseado em experiências. 

O assunto foi um dos destaques dos primeiros dias de atividades da 3ª edição da Semana do Turismo, iniciativa do  Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, que segue até hoje, sexta-feira, 2. 

O evento reúne profissionais de referência nacional e internacional em discussões sobre o desenvolvimento e a inclusão no setor turístico estadual. A programação está sendo realizado simultaneamente em 42 unidades do Sesc e do Senac, e em sindicatos representados pela entidade em Minas Gerais.

O professor da Universidade do Algarve (Portugal) e vice-diretor do primeiro Programa de Doutorado em Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pela mesma universidade, Júlio Costa Mendes, abordou o tema, ressaltando as tendências atuais de consumo do setor. 

O acadêmico apresentou um estudo que demonstra a significativa modificação no turismo do século XXI. “As pessoas não estão em busca de uma cama ou uma refeição. Vivemos, hoje, a sociedade dos sonhos, em que o turista está em busca de experiências”, afirma Júlio Mendes, destacando que esse comportamento demanda novos paradigmas de gestão aos profissionais do setor. 

“O consumo do turismo é holístico e deve ser gerido da mesma maneira. É preciso reunir os interessados em volta da mesa para traçar estratégias de melhoria da capacidade de experiência e buscar por padrões de excelência para desenvolver a competitividade”, avalia.

O levantamento apresentado pelo acadêmico demonstra que os principais consumidores da atividade estão enquadrados em dois grupos, com faixa etária entre 25 e 34 anos e 50 a 65 anos. “As pessoas têm viajado mais, por curtos períodos, são mais instruídas e sensíveis a questões relacionadas à segurança e à sustentabilidade”, comenta.

Segundo Mendes, todos os destinos têm oportunidades de construir uma relação mais agradável com o turista, desde que esse seja um objetivo comum entre todos os membros da cadeia produtiva. “O maior desafio desse novo cenário é transformar recursos já existentes em produtos turísticos, e esses em experiências para aumentar a competitividade”, comenta.

As discussões sobre o tema estiveram presentes em outros dois painéis realizados na Semana do Turismo. 

As palestras discutiram a influência do turismo de experiência para o desenvolvimento e a inclusão da atividade no Brasil, destacando sua abordagem diante do uso de tecnologias como ferramentas de gestão para a obtenção de indicadores sobre esse público, que usa a internet para obter informações e realizar compras nas suas viagens.  

Para o assistente técnico do Senac, André Carvalho, o momento do setor é propício para a promoção dessa estratégia de consumo turístico. 

“Há um alinhamento dos cenários nacional e internacional quanto às oportunidades advindas do turismo de experiência. A condição do câmbio tem originado não só um movimento interno, para que o brasileiro redescubra o seu país, como também a atração do turista internacional, cada vez mais interessado em experiências únicas e autênticas, que agreguem valor para sua vida”, comenta Carvalho.

O novo comportamento do turista também influi na estratégia mercadológica das empresas do setor. 

“Hoje, saímos de um enfoque de marketing para a gestão. Percebemos que questões que até pouco tempo determinavam a escolha de um destino turístico, como o preço promocional, se tornaram acessórias. A tomada de decisão das pessoas é baseada no compartilhamento das experiências sobre aquele local, seja entre sua rede de contatos ou no ambiente virtual”, conclui Carvalho.
com Déborah Santos - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...