Pular para o conteúdo principal

ATLETAS DO CRIA LAVRAS SE DESTACAM NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Equipe de atletismo lavrense conquistou medalha de prata em duas modalidades


O Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria Lavras) foi um dos destaques da 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na última semana. 

Seis competidores da equipe lavrense, apoiada pela Verde Campo, disputaram diferentes modalidades da competição. 

As atletas Ingrid Ellen e Janine Souza, da categoria Adulto Universitário, conquistaram medalha de prata nas provas de heptatlo e 100 metros com barreira, respectivamente.

Criado com o objetivo de transformar a vida de jovens e crianças que vivem em situação de risco social, o Cria Lavras desenvolve, desde 2008, atividades esportivas com cerca de 550 alunos de escolas públicas do município. 

Segundo o professor de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e treinador do Cria lavras, Fernando Roberto de Oliveira, o intuito do projeto é preparar os atletas para disputar competições federativas e estudantis. 

“Os jovens treinam diariamente e com a proximidade dos jogos intensificam as atividades de cinco a seis vezes por semana”, explicou o treinador.

Este ano, os Jogos Universitários contaram com a participação de 520 instituições de ensino superior e 58 mil atletas, com idades entre 18 e 24 anos, nas etapas estaduais e federais. 

Ao todo, foram 13 modalidades femininas e masculinas, e os representantes da equipe Cria Lavras fizeram bonito. 

Além das meninas que garantiram duas vezes o lugar no pódio, também se destacaram os atletas Cleysson Duarte, no Salto Triplo; Pedro Oliveira, 6º lugar no Decathlon; Pâmela Simão, 6º no Salto Triplo; e Ana Carla Mariano, 5º no Lançamento de Martelo.


Para Oliveira, o bom desempenho da equipe é fruto da consolidação de um trabalho de dedicação e comprometimento. 

“Acreditamos que é possível desenvolver o atletismo universitário com os projetos de extensão da Universidade, que possibilita a inclusão social de jovens de nível socioeconômico mais baixo, descobrindo talentos e alcançando o êxito esportivo”, pontuou Fernando.

O Cria Lavras é uma parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com a Prefeitura do município e conta com o patrocínio da Verde Campo. 

Ao todo, mais de 20 mil crianças participaram do projeto, desde sua criação. Em 2012, o projeto foi reconhecido como Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ação social
A Verde Campo acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserida. O laticínio reconhecido pela Fundação Abrinq, em 2013, como uma  “Empresa Amiga da Criança”, apoia o Cria Lavras e o Projeto Arremesso, além de desenvolver uma série de ações para a promoção da saúde, do desenvolvimento e do bem-estar social.
com Déborah Santos - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...