Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO ULYSSES PARTICIPA DA 2ª FASE DO FÓRUM DE GOVERNO TERRITÓRIO SUL DE MINAS

A região tem a 4ª maior densidade demográfica e é a que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais


Na manhã de sábado, 3, Poços de Caldas, no Sul de Minas, realizou a segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo, recebendo e discutindo as prioridades para a elaboração do Diagnóstico Territorial da região Sul de Minas. 

O deputado Ulysses Gomes (PT) participou do encontro e colaborou com a definição de ações, dialogando com a população, que compareceu em massa.

“Este é um momento importantíssimo para o Sul de Minas. Os Fóruns Regionais de Governo vão auxiliar muito o nosso trabalho pela região. Ninguém melhor que a própria população para direcionar as principais necessidades. São eles que lidam com as questões diariamente”, analisou Ulysses.

Nesta oportunidade, os presentes puderam preencher o Formulário de Diagnóstico Territorial, que é dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura. 

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participa nesta etapa, instalando ouvidorias móveis para recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos oferecidos.

Os relatórios gerados desses encontros irão auxiliar na construção de dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos – e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão as atuações a longo prazo.

O prefeito de Poços de Caldas, Eloisio Lourenço (PT), participou dos debates e afirmou valorizar muito a participação popular que está sendo promovida no governo de Fernando Pimentel (PT). “Foi um dia muito produtivo e muito importante para os caminhos de Poços de Caldas, da região Sul e de todo o Estado. Parabéns a todos que participaram desse exercício de cidadania”, apontou.

O Fórum Regional de Governo – Território Sul reúne 119 municípios, com uma população total de aproximadamente 1.408.825 habitantes. 

O lançamento ocorreu em Pouso Alegre, no dia 24 de setembro, com a presença do governador, e teve recorde de público entre os 17 territórios de desenvolvimento em que Minas Gerais foi dividida. 

A região tem a 4ª maior densidade demográfica e é a que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais. Na agricultura, o Sul de Minas se destaca pela produção de café e leite, atividades mais tradicionais, e também de batata inglesa.

Os Fóruns Regionais de Governo constituem um modelo de gestão implantado pelo governador Fernando Pimentel, em que reuniões presenciais entre diversos segmentos representantes da região vão contribuir nas ações de governo. O objetivo é descentralizar as decisões e permitir ao povo mineiro também guiar o desenvolvimento de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...