Pular para o conteúdo principal

DETENTOS DO PRESÍDIO FLORAMAR FABRICAM JALECOS PARA CENTRO CIRÚRGICO

Nove presos do Presídio Floramar da Seds trabalham na produção e entregam 1,3 mil jalecos por mês para o Hospital São João de Deus


Pedaços de tecido que embalam o instrumental cirúrgico do Hospital Sâo João de Deus eram descartados, indo parar no aterro sanitário de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. 

Em dificuldades financeiras, a instituição filantrópica, fundamental  na rede de saúde pública do município de 228.643 habitantes, gastava dinheiro na compra de jalecos descartáveis para os médicos e enfermeiros atuarem no bloco cirúrgico. 

Há quatro meses, o desperdício acabou. Os pedaços de pano são emendados nas máquinas de costura do Presídio Floramar, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), e viram jalecos e embornais para instrumental cirúrgico.

“O material produzido é impermeável e proporciona segurança aos profissionais que atuam nos leitos de isolamento”, destaca Graziele Lemos, responsável técnica pela comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital Sâo João de Deus.  

Nove presos do Floramar entregam 1,3 mil jalecos por mês para o São João de Deus. Considerando as dificuldades financeiras da instituição, o juiz corregedor e de execução criminal da Comarca de Divinópolis, Francisco de Assis Corrêa, autorizou a instituição a remunerar apenas dois detentos, no valor de três quartos do salário mínimo, como prevê a Lei de Execução Penal. O restante trabalha em troca de remição de pena, com desconto de um dia a cada três trabalhados.  

Segundo o juiz, há uma harmonia com a direção do sistema prisional da região para gerar novas oportunidades aos detentos e cumprimento humanizado das penas.  “Esse projeto atende as diretrizes da Lei de Execução Penal, que prevê o trabalho de presos, sobretudo no semiaberto. Além de remir a pena, o detento também recebe uma oportunidade de ressocialização” destaca Corrêa.

Polo de confecções
A parceria com o Hospital São João de Deus é parte da inserção do Presídio Floramar no dinâmico e tradicional polo de confecção de Divinópolis. Das máquinas de costura do estabelecimento prisional saem, mensalmente, 9 mil lençóis para o sistema prisional de Minas Gerais, por exemplo. São 48 homens e 12 mulheres ocupados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...