Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR CONVOCA JUVENTUDE A PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

Governador participa, em Caeté, da 4ª Conferência Estadual da Juventude, que irá levantar propostas para o encontro nacional em dezembro, em Brasília


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, convocou na última sexta-feira, 2, em Caeté, Região Metropolitana, durante a abertura da 4ª Conferência Estadual da Juventude, os jovens a participarem do governo e lutarem por seus direitos na construção de um Estado mais justo e solidário. 

O evento, que contou com a participação do secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, teve como tema “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”.

“A juventude participa, tem voz, tem vez, tem espaço, tem inteligência, tem presença, e assim nós vamos fazer o Estado avançar na direção que nós queremos. O compromisso de estarmos juntos é que nos trouxe aqui”, declarou o governador.

Pimentel ressaltou a mudança de atitude da nova gestão, mais progressista, que irá mudar a história de Minas Gerais. “Demoramos muito para chegar até aqui. Então, não podemos errar. Temos de acertar”, disse.

Essa mudança de atitude, ainda segundo o governador, ganha ainda mais força com a participação popular. “O governador tem de ter humildade de ouvir, conversar, participar. E vocês têm de ter a presença e a força para nos ajudar quando for necessário. Têm de estar juntos conosco para defender as bandeiras de vocês e as nossas, que são coletivas”.

Para Pimentel, a conferência é um espaço de direito dos jovens. “Vocês estão no governo junto comigo e nós vamos governar Minas Gerais até o último dia desse mandato com a bandeira da juventude na mão”, finalizou.

Propostas
O secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, enalteceu a diversidade na participação da conferência e reconheceu a mudança de atitude da nova gestão estadual. 

“É um Estado que tem mostrado capacidade de fazer novas políticas, ao lado do povo, principalmente a partir da educação.”
Medina também defendeu a participação dos jovens na construção de políticas públicas e criticou qualquer tipo de discriminação. “Temos de ser mais horizontais. As juventudes querem fazer parte do processo de construção do país”, disse.

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, destacou a importância do encontro. “É o começo da construção de uma política pública para as juventudes de Minas Gerais. Desta vez, as propostas aqui debatidas terão resultados”, declarou.

A coordenadora Estadual da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Marilene Faustino, também defendeu a luta pela igualdade de direitos. 

“A união faz a força. Enquanto jovens, nós precisamos estar unidos. É uma juventude que não tem cor, que não tem raça, que não tem religião, que não tem partido político, mas que tem luta, que quer viver, que quer ser gente e fazer uma sociedade do jeito que a gente acredita”, afirmou.

O evento
Entre os principais objetivos da conferência, que aconteceu até ontem, domingo, 4, esteve a criação de uma agenda das juventudes, potencializando as diversas formas de participação juvenil, o combate a todas formas de preconceito e a efetivação das políticas públicas para os jovens.

O evento reuniu jovens de 325 municípios de todos os 17 territórios de desenvolvimento mineiros. Ao todo, foram realizadas 64 conferências municipais, 26 regionais e três territoriais, sendo eleitos 780 delegados.

Ainda durante o encontro foram consolidadas as principais demandas para serem levadas à 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro deste ano, em Brasília.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), o deputado estadual e líder de governo na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo (PT), o subsecretário da Juventude, Miguel Ângelo, a coordenadora da Pastoral da Juventude, Jassiara dos Santos Figueiredo e representantes de movimentos estudantis e sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...