Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 100 MIL ROMEIROS DEVEM PRESTIGIAR BEATIFICAÇÃO DE PADRE VICTOR EM TRÊS PONTAS

Em 12 de junho de 1998, foi realizada a exumação dos restos mortais do então Servo de Deus Padre Victor.  Já no dia 28 de junho de 1998, num momento de extrema emoção, o povo trespontano acompanhou as relíquias de seu “anjo tutelar”, Padre Victor, até a Matriz Nossa Senhora d´Ajuda. Os restos mortais do Servo de Deus Padre Francisco de Paula Victor encontram-se no sarcófago, numa capelinha, dentro da Matriz d´Ajuda

No próximo dia 14 de novembro, durante o Mês da Consciência Negra, acontecerá um momento histórico para a cidade de Três Pontas, no Sul de Minas. Acontecerá a cerimônia de beatificação do venerável Francisco de Paula Victor. Milhares de devotos trespontanos e romeiros assistirão de perto a cerimônia agendada para às 16h, no aeroporto da cidade. 

Como os portões serão abertos ao meio dia, e a celebração durará em torno de 2 horas. A estrutura está sendo organizada com a expectativa de que 100 mil pessoas estarão presentes, o que representa duas vezes mais que o número de moradores do município.

Informações do trânsito:
- As principais informações serão transmitidas pela Rádio Comunitária Liberdade FM – 87,9.
- Siga as placas e faixas indicativas para os acessos e estacionamentos.
- Serão dois acessos exclusivos para ônibus, um para os que vêm de Varginha e outro para os que vêm de Santana da Vargem.
- Haverá um acesso exclusivo para Vans, outro para carros pequenos e outro para autoridades – tudo, devidamente sinalizado.
- A Avenida Ipiranga e seus acessos serão interditados para segurança do público do evento.
- A área próxima ao Memorial Padre Victor e Igreja Nossa Senhora D´Ajuda também será restrita a pedestres.
- Para quem vai ao evento andando, dê preferência à Avenida Caio de Brito que será exclusiva para pedestres.
- Em caso de problemas, procure pela Central de Informações na Guarda Civil Municipal de Três Pontas, na Avenida Oswaldo Cruz.


clique na imagem para ampliar

Padre Victor
Padre Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha, no Sul de Minas, durante a escravidão negra. Ao entrar no seminário, sofreu muito preconceito por parte dos colegas, que o humilhavam e o tratavam como serviçal. 

Victor foi conquistando a todos pela sua conduta íntegra e grande humildade. Durante o seu ministério catequizou e instruiu o povo, edificando a Escola Sagrada Família para crianças e jovens.

Ordenado aos 14 de junho de 1851, Pe. Victor foi vigário paroquial, em Campanha, por 14 meses. Enviado como pároco para Três Pontas, ali permaneceu por 53 anos, até sua morte, aos 23 de setembro de 1905. 

A notícia abalou a cidade e toda a região, que já o venerava. Ficou insepulto durante três dias e, de seu corpo, exalava perfume. Tendo em vista o grande número de pessoas que compareceram ao sepultamento, fez-se necessária uma procissão pelas ruas da cidade, voltando novamente à Matriz - por ele construída -, onde foi enterrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...