Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO APROVA PROJETO DA ESCOLA TÉCNICA EM LAVRAS

Agricultura de Precisão, Zootecnia de Precisão, Mecânica e Eletrônica, Edificações, Gestão e Tecnologias Ambientais e Paisagismo serão cursos integrados e subsequentes oferecidos.

Reunião no MEC, com o secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; deputado federal Reginaldo Lopes e representantes do Setec e IFSULDEMINAS

No último dia 30, em reunião no Ministério da Educação (MEC), foi formalizada uma parceria histórica: a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) apresentaram um projeto para a criação de um campus avançado, com modelo inovador de integração, para a oferta de Ensino Médio Interinstitucional em nível técnico.

O novo modelo de educação profissional em nível médio vem sendo discutido por equipes das duas instituições e o projeto final teve a apreciação positiva do MEC para a sua concretização. 

A parceria tem o objetivo de agrupar as experiências das instituições de modo a impulsionar a inovação, por meio do incentivo ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática no Ensino Médio e Superior.

O objetivo é formar jovens que sejam capazes de estabelecer conexões entre a educação, a sociedade, o mundo do trabalho e as questões globais, colaborando para que o país caminhe para uma economia do conhecimento, que alie desenvolvimento tecnológico e inclusão social.

A reunião de apresentação do projeto teve a presença do secretário-executivo do MEC, professor Luiz Cláudio Costa, do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, além do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e IFSULDEMINAS.

O IFSULDEMINAS tem presença em todo o Sul de Minas, com campi nas seguintes localidades: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Carmo de Minas, Três Corações, além da Reitoria, em Pouso Alegre.

No projeto apresentado, a proposição de seis cursos integrados e concomitantes (Ensino Médio com formação profissional), com ênfase em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A proposta diferencia-se por adotar uma metodologia de ensino orientada por projetos interdisciplinares, que rompe a dicotomia teoria-prática, centrando-se em uma aprendizagem baseada na resolução de problemas.

Propõe-se, inicialmente, a oferta dos seguintes cursos técnicos:
Integrados: 1) Agricultura de Precisão; 2) Zootecnia de Precisão; 3) Mecânica e Eletrônica; 4) Edificações; 5) Gestão e Tecnologias Ambientais.

Subsequentes: 1) Mecânica e Eletrônica; 2) Edificações; 3) Gestão e Tecnologias Ambientais; 4) Paisagismo.

Concomitantes (Pronatec): 1) Mecânica; 2) Segurança do Trabalho.

Além dos cursos técnicos, a oferta será ampliada com a proposição de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

Inicialmente, será viabilizada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a oferta dos seguintes cursos: Auxiliar de Farmácia de Manipulação e Operador de Caixa.

Também nessa modalidade, serão ofertados cursos de formação para professores do Ensino Fundamental e Médio, tendo como referência o levantamento de demanda da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

Os cursos Pronatec terão início ainda em 2015. Os cursos integrados, Ensino Médio Profissionalizante, deverão ter início em 2017. Os cursos subsequentes terão início antes, no segundo período letivo de 2016. Quando todos os cursos estiverem integralizados, existe a previsão de atender a 828 estudantes.

Estrutura
As futuras instalações da Unidade Integrada IFSULDEMINAS/UFLA serão em propriedade da UFLA, na Zona Norte da cidade (antigo Hospital do Coração). Até que a infraestrutura esteja completa, os cursos serão ofertados no câmpus da UFLA, sendo mantidas, posteriormente, estruturas de apoio pedagógicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...