Pular para o conteúdo principal

NOVIDADE NO MERCADO DE CAFÉ, SOFTWARE GARANTE MAIS PRECISÃO NOS ESTOQUES


Na agroindústria, assim como em todas as áreas empresariais, a tecnologia tornou-se uma ferramenta essencial. 

Das máquinas aos implementos, mapeamento de áreas, agricultura de precisão às plantas geneticamente melhoradas, a tecnologia está presente em todos os aspectos que compõem o cenário da agroindústria. Na área do café, por exemplo, a tecnologia tem ajudado sobremaneira na gestão dos estoques em todos os seus aspectos.

A armazenagem do café exige um sistema eficaz, pois os estoques são volumosos, sejam em sacarias ou em bag’s e, para a sua comercialização e posterior transporte, a correta localização do produto é fundamental. 

A tecnologia utilizada pelas cooperativas para esse sistema é a identificação por radiofrequência ou RFID. Essa tecnologia é um método de identificação automática através de sinais de rádio, que recuperam e armazenam dados através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

O RFID é uma tecnologia antiga. Em 1937, os laboratórios de pesquisas navais dos EUA (NRL), e liderados por Sir Robert Alexander Watson-Watt, inventor do radar, desenvolveu o sistema Identification Friend-or-Foe (Sistema de identificação de Amigo ou Inimigo), que permitiu distinguir com mais precisão os inimigos de guerra. Mas esse sistema, com o tempo, foi sendo adaptado para o mundo corporativo.

O diferencial, na Coopercam, é a utilização do RFID em conjunto com um software intitulado Agrocoffee. Esse programa capta as informações coletadas pelo RFID e produz dados para consultas e operações na Coopercam.  

Por meio do RFID, é possível endereçar e localizar um bag dentro de um armazém ou mais, por exemplo. O software ajuda nos filtros de buscas e relatórios para a gestão do armazém, principalmente para mudança de endereço dos bag´s e para a formação de ligas de café para embarque. 

Com o software é possível visualizar a posição do bag a partir de um mapa gráfico que o sistema oferece, visualizar o tipo de café, classificação e certificação.

O responsável pela área de tecnologia da informação da Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam), Hendrix Brasiliense, explica. 

“Ao associar o RFID com os serviços de TI, os projetos ganham em eficiência e agilidade, além de redução de tempo e custos operacionais, ao integrar as informações de RFID com os sistemas gerencias da empresa”. 

Diz mais: “as informações ficam disponíveis aos administradores, ampliam sua visão e a real situação dos estoques de um armazém de café. Dessa forma, uma correta gestão das informações é fundamental para uma tomada de decisão, pois gera negócios lucrativos com a redução de tempo e custos, potencializa o desempenho e melhora a lucratividade”.

Ainda de acordo com Brasiliense, o trabalho conjunto do RFDI e o Agrocofee ainda é uma novidade no mercado. “Parece-me que apenas a Coopercam e a Coomap (Cooperativa de Paraguaçu), ambas no sul de Minas, utilizam esse software. Para a Coopercam, o Agrocofee está fazendo uma diferença enorme. Valeu muito a pena o investimento nesse software”, completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...