Pular para o conteúdo principal

PROCURADORIA RECOMENDA IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO PARA SERVIDORES NA UFSJ

Sistema já se encontra em instalação e começará a funcionar no próximo mês de novembro. Se isso não acontecer, a universidade terá de pagar multa diária no valor de dez mil reais


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) comprometendo-se a implantar, fazer operar e funcionar, até o próximo dia 30 de novembro, sistema de controle eletrônico de ponto em todas as suas unidades.

O sistema permitirá o registro não só da assiduidade, mas também da pontualidade dos servidores públicos federais em exercício na UFSJ.

O compromisso também prevê a elaboração e divulgação de ato normativo interno regulamentando o funcionamento do novo sistema, além do pagamento de multas diárias em caso de descumprimento de qualquer uma das obrigações assumidas pela instituição.

A UFSJ possui seis campi, sendo três em São João del-Rei, nas Vertentes, um em Divinópolis, no Centro-Oeste, um em Sete Lagoas e um em Ouro Branco, ambos na região Central do Estado. 

Todos eles estarão sujeitos ao sistema de registro eletrônico de frequência, para dar cumprimento ao disposto no Decreto 1.867/1996, que, há 19 anos, obrigou toda a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional a realizar o controle de presença e assiduidade dos servidores por meio de controle eletrônico de ponto (art. 1º).

Passadas quase duas décadas, a UFSJ ainda lançava a frequência dos seus servidores em folhas de ponto manual, nas quais os próprios interessados é que registravam os horários de entrada e saída do trabalho.

Em consequência, eram raríssimas as situações com horários diversos daqueles estabelecidos como jornada-padrão, e os registros de entrada e saída do expediente, absolutamente precisos, sem nenhum tipo de atraso ou adiantamento sequer em minutos, revelavam que as anotações eram feitas apenas para fins formais e protocolares, não espelhando a realidade.

Para o MPF, a situação, além de comprometer a verificação quanto ao cumprimento dos deveres funcionais pelos servidores, servia de estímulo a comportamentos inadequados em relação à efetiva observância do horário de trabalho.

Com parecer favorável da sua Procuradoria Jurídica, a UFSJ informou no último dia 2 de outubro que o sistema já se encontra em instalação e começará a funcionar no próximo mês de novembro. Se isso não acontecer, a universidade terá de pagar multa diária no valor de dez mil reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...