Pular para o conteúdo principal

RÔMULO BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE RECENTE FALTA DE ÁGUA EM VARGINHA


Após a interrupção de abastecimento de água ocorrida em alguns bairros de Varginha, no Sul de Minas, na última semana, a Câmara de Vereadores procurou a Copasa para saber o motivo do problema.

O presidente da Casa, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, acompanhado do líder comunitário, Dilermando Silva, foi até a Estação de Abastecimento da Copasa, que fica no bairro da Vargem e distribui a água captada no Ribeirão Santana. 

Eles foram recebidos pelo gerente do distrito do Rio Verde, Marco Aurélio Ribeiro, que explicou tudo que a Companhia tem feito para sanar o problema e evitar que novas interrupções aconteçam. 

“Ocorreu um fato histórico na cidade. Na última semana, Varginha registrou a menor vazão de água de todos os tempos no Ribeirão Santana. Esse foi o grande problema que impediu que a água chegasse a alguns locais, mas resolvemos a questão com a implantação de mais uma bomba no Rio Verde, totalizando três bombas de captação e agora 100% da cidade está abastecida”, explicou Marco Aurélio.

O vereador Rômulo questionou se esse fato histórico ocorreu devido a falta de chuvas. “Também é um dos motivos. A seca baixou muito o nível do Ribeirão Santana, mas o consumo elevado por causa do calor, com o enchimento de piscinas, utilização de mangueira e outros desperdícios são grande responsáveis também. A população tem que ter consciência que a água é um bem precioso, não pode ser jogada fora”, respondeu Marco Aurélio.

A Câmara de Vereadores de Varginha tem feito sua parte reduzindo o consumo de água em suas atividades diárias e promovendo uma campanha nas redes sociais de conscientização sobre o desperdício de água. 

“É muito importante que todos façam sua parte. Nós, vereadores, temos trabalhado muito para encontrar soluções. Eu mesmo já apresentei uma iniciativa na Câmara sugerindo que a Prefeitura conceda descontos no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU - dos contribuintes que possuam e efetivamente utilizem reservatórios de águas pluviais e áreas permeáveis. Um pouco de cada um resulta em bastante economia no final e o benefício é para todos”, disse Rômulo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene, mas, infelizmente, em Varginha essa média não é atendida. Os moradores da cidade gastam cerca de 200 litros por dia. Um excedente de 90 litros por dia por pessoa que poderia estar sendo economizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...