Pular para o conteúdo principal

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO SAMUEL LIBÂNIO RECEBE TREINAMENTO PARA FAZER INFUSÃO INÉDITA


Um fato inédito foi realizado na noite desta quarta-feira, 12, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL): a infusão de medicamento em um paciente pousoalegrense com a síndrome de Hunter. 

Para o procedimento, a enfermeira Milene Alves, da Fhemig de Belo Horizonte, acompanhada por uma equipe da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS), aplicou um treinamento para componentes de uma equipe multidisciplinar do HCSL que fará a infusão do medicamento a partir de agora. 

"Essa infusão sendo aplicada aqui no Hospital vai ajudar muito a gente pois não precisa deslocar para Belo Horizonte para receber o medicamento que vai melhorar muito a qualidade de vida do meu filho", afirma a mãe de Nicolas Ramos Herculano da Silva, Ana Elisa Ramos da Silva.

Tudo começou quando a família de Nicolas de 4 anos, diagnosticado com mucopolissacaridose (MPSII), doença conhecida como síndrome de Hunter, conseguiu via judicial medicamentos para o tratamento do garoto que será feito no HCSL. 

"Quando Nicolas foi diagnosticado com a doença, entramos com o pedido judicial, recebemos o medicamento, e estamos fazendo a primeira infusão na sua cidade natal. Essa medicação deve ser usada para o resto da vida pelo paciente, pois existe a falta de uma enzima em seu organismo", conta a presidente da AMPMPS, Miriam Sandra Gontijo Oliveira, que agradeceu a receptividade que teve dos funcionários do HCSL.

Nicolas, que é o primeiro paciente a usar o medicamento via judicial em Pouso Alegre para MPS II, tem que receber dois frascos do medicamento por semana, sendo que cada um deles tem o custo de R$7 mil.

Sobre a mucopolissacaridose
A mucopolissacaridose (MPS), uma doença genética raríssima, progressiva e multissistêmica. Provocada por uma deficiência enzimática, a doença tem sete tipos. O tipo 2 é também conhecido como síndrome de Hunter.

O medicamento usado no tratamento é muito caro. Segundo a presidente Miriam Oliveira, o acesso ao tratamento tem ocorrido por meio de liminares judiciais, na maioria dos casos, ou pelo uso compassivo - quando as crianças fazem parte de pesquisas científicas. 

Ela reconhece que o tratamento é dispendioso, mas lembra que o acesso é um direito das crianças, uma vez que, quando isso não ocorre, podem até mesmo morrer.

Trata-se de uma doença genética, autossômica recessiva, que faz parte dos erros inatos do metabolismo. A enfermidade se caracteriza pela falta de enzima que realiza a digestão de componentes das estruturas das células, conhecidos como glicosaminoglicanos (GAG), que são moléculas formadas por açúcares que, junto com a água, formam substâncias viscosas e lubrificantes que permitem, por exemplo, o movimento das articulações do corpo.

Feições diferentes, crescimento do crânio, língua e lábios grossos, presença de hérnia umbilical, aumento do volume do fígado e do baço, coluna arqueada, infecção do trato respiratório (otite, sinusite, pneumonia de repetição) e problemas cardíacos (sopro no coração) são alguns dos sintomas mais frequentes.

Os portadores da síndrome de Hunter podem apresentar também perdas auditivas, espessamento das válvulas cardíacas - que acarretam o declínio das funções cardíacas - doença por obstrução das vias aéreas e apnéia do sono. 

A amplitude dos movimentos e mobilidade também pode ser afetada. Nem todos os portadores de MPS são afetados da mesma maneira, e a velocidade da progressão dos sintomas é muito variável. No entanto, a síndrome de Hunter é sempre grave, progressiva e limitadora da qualidade ou do tempo de vida.

Os interessados podem obter mais informações sobre a doença pelos telefones da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS) (34) 99906-7676 (Francinete) e (37) 99941-2235 (Miriam).
com assessoria - HCSL e FUVS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...