Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR PIMENTEL FAZ SEU CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM BELO HORIZONTE


O governador Fernando Pimentel (PT) fez o seu cadastramento biométrico na manhã desta terça-feira, 10. “O projeto da biometria do eleitorado consolida o Brasil como a mais organizada democracia do mundo”, afirmou o governador. 

“Não tem outra igual, podemos ter orgulho disso”, destacou. Na ocasião, o governador acertou com o presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, apoio logístico do Executivo estadual para o incremento do recadastramento biométrico em Minas Gerais. 

Também o secretário da Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), Marco Antônio de Rezende Teixeira, fez o seu cadastramento biométrico, logo após o governador.

Mais de 22 mil eleitores belo-horizontinos já estão prontos para votarem em 2016 por meio da identificação biométrica de seus dados. A biometria chegou a Belo Horizonte em setembro e, desde então, eleitores de outras grandes cidades mineiras, como Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora, também cadastram os seus eleitores biometricamente.

Na Capital, o movimento nas Centrais tem aumentado: na segunda-feira, 9, 804 eleitores fizeram o cadastramento biométrico nas Centrais – número recorde até então. A tendência é que o movimento aumente quanto mais próximo do fechamento do cadastro de eleitores, na primeira semana de maio de 2016.

Todos os eleitores podem fazer o cadastramento biométrico, inclusive aqueles que têm o voto facultativo – jovens entre 16 e 17 anos. O eleitor pode agendar um dia e horário pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148). 

O horário de atendimento em Belo Horizonte é das 8h às 17h e as Centrais de Atendimento da Justiça Eleitoral ficam no bairro de Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova (confira os endereços). 

Quem precisar se ausentar de compromissos para fazer o cadastramento biométrico pode solicitar uma certidão de comparecimento à Justiça Eleitoral com o objetivo de justificar eventual ausência ou atraso em seu trabalho.

Fique atento à documentação indispensável para fazer o cadastramento: um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. É necessário que o eleitor leve, ainda, o título de eleitor (se tiver) e o CPF (se tiver). 

Se for o caso da primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Além disso, os futuros eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento do cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em Belo Horizonte, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. 

No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, há uma garantia a mais para a identificação do eleitor.

Em alguns casos, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. 

Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...