Pular para o conteúdo principal

MACAÉ EVARISTO PARTICIPA DO FÓRUM DA CONSPIRAÇÃO MINEIRA PELA EDUCAÇÃO

Secretária Macaé Evaristo participou do evento, que reuniu diretores de escolas estaduais e municipais para discutir possibilidades de melhorias na educação pública

Diretores de escolas estaduais e municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de outros municípios, lideranças da Educação no Estado, empresários parceiros e formadores de opinião reuniram-se na última quarta-feira, 4, no III Fórum Especial da Conspiração Mineira pela Educação. 

O encontro, realizado no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, foi promovido pela “Conspiração Mineira pela Educação”, movimento voluntário que articula educadores, poder público, empresas e fundações com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação pública no Estado, a fim de apresentar um balanço das atividades deste ano e as perspectivas, projetos em andamento e parcerias para 2016.

Presente da mesa de abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância da contribuição da Conspiração Mineira para educação pública no Estado. 

“Minas Gerais tem muitas especificidades e desigualdades educacionais, por isso iniciativas dessa natureza são muito importantes. Primeiro, porque mobiliza toda a sociedade para conhecer a realidade da educação no seu território; segundo, porque muitas pessoas trabalhando juntas, dialogando, conseguem encontrar melhores alternativas”, disse Macaé.

Para a secretária de Estado de Educação, a Conspiração tem apoiado muito gestores educacionais de escolas públicas, contribuindo para uma maior articulação entre os territórios e, ao mesmo tempo, trabalhando para que boas práticas possam ser replicadas. 

O presidente do movimento e da Fundação Pitágoras, Evando Neiva, acredita que nenhuma escola melhora sozinha, mas pode melhorar em conjunto com outras. 

“Esse é um dos lemas do movimento, que é uma oportunidade de unirmos as forças a favor da educação no país. Queremos cada vez mais fortalecer o programa e contar com a sociedade para atingirmos esse grande propósito”, relata Neiva.

No Fórum Especial foi apresentado um resumo do trabalho da Conspiração Mineira, que desenvolve uma agenda mensal em escolas públicas com o intuito de fortalecer a liderança do diretor e compartilhar boas práticas, por meio de palestras, confraternizações e outras atividades. Atualmente, a iniciativa atende a mais de mil escolas, beneficiando cerca de um milhão de alunos em dez regiões do estado.

Conspiração Mineira pela Educação
Com início em agosto de 2006, a Conspiração Mineira pela Educação tem como prerrogativa uma aliança intersetorial formada pela articulação do poder público, empresas e instituições sem fins lucrativos. 

As pessoas que integram a Conspiração Mineira pela Educação têm como propósito contribuir com a melhoria de educação pública de Minas Gerais, com ênfase na educação básica. 

O trabalho é focado em algumas temáticas como a cultura de paz no ambiente escolar, apoio à gestão escolar, motivação dos alunos e professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem e interação família e escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...