Pular para o conteúdo principal

NILMÁRIO MIRANDA ENTREGA VIATURA PARA DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER DE LAVRAS

Minas quer fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher. Até o final deste ano a Sedpac lança edital para a recomposição do Conselho Estadual da Mulher

Durante o evento, que contou com cerca de 800 participantes, foram eleitas 210 delegadas

O fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher foi o principal ponto dos debates da 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Durante o evento, que contou com cerca de 800 participantes, foram eleitas 210 delegadas que participarão da Conferência Nacional  de Políticas  para Mulheres, que acontece em março do próximo ano, em Brasília.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a junho deste ano, 283 mulheres foram assassinadas em Minas Gerais, o que representa uma média de 47,1 vítimas por mês.  A maioria das mulheres mortas é parda (45%) seguida pelas brancas (33%) e negras (15%).

Durante o evento, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, parabenizou os coordenadores do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela inclusão do tema sobre a violência contra a mulher. 

“Foi muito pertinente a escolha do tema do Enem: ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’. Ter mais de 7,5 milhões de pessoas refletindo sobre a questão é importante e foi uma boa surpresa”, disse o secretário.

A secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, falou sobre a importância da reflexão e do combate ao machismo. 

“Essa doença social, que é o machismo, mata mulheres e viola todos os nossos direitos básicos.”, disse Menicucci convocou também as conferencistas para participarem ativamente da consolidação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Para contribuir com o combate à violência contra as mulheres em Minas, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, por meio de convênio com o Governo Federal, entregou 21 viaturas à Polícia Civil para serem usadas nos municípios de Alfenas, Belo Horizonte, Bom Despacho, Capelinha, Campo Belo, Curvelo, Frutal, Guanhães, Ituiutaba, Itabira, além de Januária, Lavras, Leopoldina, Nova Lima, Patrocínio, Ponte Nova, Sabará, Santos Dumont, Teófilo Otoni, Unaí e Vespasiano.  

As cidades foram escolhidas por já terem criado uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e possuírem elevado índice de violência.

Recomposição do Conselho Estadual da Mulher
A subsecretária de Políticas para Mulheres da Sedpac, Larissa Borges, informou que até o fim deste ano será lançado um edital para a recomposição do Conselho Estadual da Mulher (CEM), que funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH) na avenida Amazonas, 558, no centro de  Belo Horizonte.

Há mais de dois anos sem presidente, o conselho é composto por 20 membros, sendo dez da sociedade civil organizada e outros dez do poder público. “Esse órgão auxilia também no combate à violência contra a mulher, com a realização, por exemplo, de campanhas como a do Laço Branco – Minas pelo Fim da Violência contra Mulher”, afirma Larissa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...