Pular para o conteúdo principal

NILMÁRIO MIRANDA ENTREGA VIATURA PARA DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER DE LAVRAS

Minas quer fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher. Até o final deste ano a Sedpac lança edital para a recomposição do Conselho Estadual da Mulher

Durante o evento, que contou com cerca de 800 participantes, foram eleitas 210 delegadas

O fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher foi o principal ponto dos debates da 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Durante o evento, que contou com cerca de 800 participantes, foram eleitas 210 delegadas que participarão da Conferência Nacional  de Políticas  para Mulheres, que acontece em março do próximo ano, em Brasília.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a junho deste ano, 283 mulheres foram assassinadas em Minas Gerais, o que representa uma média de 47,1 vítimas por mês.  A maioria das mulheres mortas é parda (45%) seguida pelas brancas (33%) e negras (15%).

Durante o evento, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, parabenizou os coordenadores do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela inclusão do tema sobre a violência contra a mulher. 

“Foi muito pertinente a escolha do tema do Enem: ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’. Ter mais de 7,5 milhões de pessoas refletindo sobre a questão é importante e foi uma boa surpresa”, disse o secretário.

A secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, falou sobre a importância da reflexão e do combate ao machismo. 

“Essa doença social, que é o machismo, mata mulheres e viola todos os nossos direitos básicos.”, disse Menicucci convocou também as conferencistas para participarem ativamente da consolidação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Para contribuir com o combate à violência contra as mulheres em Minas, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, por meio de convênio com o Governo Federal, entregou 21 viaturas à Polícia Civil para serem usadas nos municípios de Alfenas, Belo Horizonte, Bom Despacho, Capelinha, Campo Belo, Curvelo, Frutal, Guanhães, Ituiutaba, Itabira, além de Januária, Lavras, Leopoldina, Nova Lima, Patrocínio, Ponte Nova, Sabará, Santos Dumont, Teófilo Otoni, Unaí e Vespasiano.  

As cidades foram escolhidas por já terem criado uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e possuírem elevado índice de violência.

Recomposição do Conselho Estadual da Mulher
A subsecretária de Políticas para Mulheres da Sedpac, Larissa Borges, informou que até o fim deste ano será lançado um edital para a recomposição do Conselho Estadual da Mulher (CEM), que funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH) na avenida Amazonas, 558, no centro de  Belo Horizonte.

Há mais de dois anos sem presidente, o conselho é composto por 20 membros, sendo dez da sociedade civil organizada e outros dez do poder público. “Esse órgão auxilia também no combate à violência contra a mulher, com a realização, por exemplo, de campanhas como a do Laço Branco – Minas pelo Fim da Violência contra Mulher”, afirma Larissa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...