Pular para o conteúdo principal

ORGULHO CRESPO: CULTURA E IDENTIDADE AFRODESCENDENTE NA PRAÇA DE LAVRAS

Movimento tem objetivo de mostrar que não é preciso se encaixar em um padrão. Ato também marca ação contra a discriminação, o racismo e o preconceito


Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil, também chamado de Novembro Negro. Muitas atividades estão sendo realizadas em várias partes do País e em lugares que antes a data passava por despercebida. Em Lavras, não vai ser diferente.

Repetindo o sucesso do ano passado, no próximo dia 28 de novembro, às 15h, na Praça Doutor Augusto Silva, ocorrerá o 2º Encontro do Orgulho Crespo.

De acordo com os organizadores, o objetivo é encrespar homens e mulheres, ressignificando o termo crespo.

"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negr@ e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a chamada para o evento.

O estudante de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta do Cria Lavras, Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu é um dos organizadores do evento. 

Durante o primeiro evento, outros estudantes da UFLA também participaram: Clara Mitre e Leticia Nara fizeram os registros, Marcos Diniz e Lorrayne Gabriele ajudaram na narração, e Fernanda Senna no som.

No passado, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, que participaram de oficinas de trança raiz, turbantes, pinturas, além de muita música e ativismo. Para os organizadores do evento, é importante celebrar este momento e levar ao conhecimento das pessoas toda a diversidade e identidade dos povos de raízes afrodescendente.

"As ruas são para dançar, conversar, olhar no olho, viver. Por isso contamos com a presença de vocês. A ideia é nos reunirmos e fazer uma troca de vivencias e ocupar os espaços com nossa negritude!", ressaltam os organizadores.

Novembro Negro
O 2º Encontro do Orgulho Crespo fecha o calendário alusivo ao Novembro Negro em Lavras. A programação tem início no dia 17, com o evento "UFLA Negra, Negra?", às 11h, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Lavras. Às 13h, haverá manifestação cultural no canteiro central da instituição.

Confira a programação completa do Mês da Consciência Negra em Lavras:
17/11
11h: DCE  - UFLA Negra, Negra?
13h: Manifestação cultural no canteiro central
21h: TEATRO DARLUZ - Anfiteatro do DCH

18/11
19h: Vídeo-debate “Negritude em Foco”, na Escola Cooperativa Gralha Azul - (GEDIM)

19/11
19h: Oficina identidade, na Escola Cooperativa Gralha Azul - Pensamento Legal

20/11- Marcha Afro:- Povo negro: raiz da liberdade
17h: oficina de cartazes, Praça Augusto Silva
18h: povo na rua!
20h: Cultural Afro na Casa da Cultura

21/11- Ocupa, Negritude! - SELT, das 14h às 20h
Maracatu
Capoeira
Hiphop
Escola de Samba Nova Lavras
Oficinas

22/11 - Batalha de MCs - 20h
Praça Dr. Augusto Silva

25/11 - Cine debate - Sem Pena - 15h30min
Auditório do Departamento de Educação (DED) da UFLA

28/11 - 2º Encontro do Orgulho Crespo - 15h
Praça Dr. Augusto Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...