Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA: GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL ASSINA DECRETO QUE FORTALECE O DEOESP

Objetivo é aumentar a eficiência policial no combate a grupos criminosos organizados; outras alterações também foram efetuadas

O delegado Wanderson Gomes da Silva, ao lado do governador Fernando Pimentel, durante sua posse como chefe da Polícia Civil

Decreto do governador Fernando Pimentel (PT), publicado ontem, quinta-feira, 5, no “Minas Gerais”, diário oficial do Estado, altera a estrutura organizacional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O principal ponto da reestruturação é o que eleva o tradicional Departamento de Operações Especiais (Deoesp) novamente à condição de departamento.

Até então na categoria de divisão especializada de Operações Especiais, a unidade passa a ser, a partir de agora, Departamento Estadual de Operações Especiais, mantendo a sigla e ganhando maior autonomia interna na instituição.

“Nosso objetivo é potencializar o enfrentamento qualificado e a contenção de determinadas modalidades criminosas que causam enormes prejuízos para a sociedade mineira”, afirma o chefe da Polícia Civil, delegado Wanderson Gomes da Silva. 

Ele acrescenta que a inserção do Deoesp no grupo de departamentos especializados da PCMG é o primeiro passo para que a unidade seja fortalecida na tarefa de investigar e promover operações contra grupos organizados e mais violentos.

O decreto cria também o Departamento Estadual de Investigação de Fraudes, substituindo o Departamento de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (DICCP). O novo departamento vai investigar, além das grandes fraudes, os crimes cibernéticos, contra a ordem tributária e contra o meio ambiente.

As demais atribuições investigativas do extinto DICCP serão divididas com o Deoesp por meio de resolução da Chefia da Polícia a ser publicada nos próximos dias. 

“Os próximos passos da reestruturação irão assegurar uniformidade na denominação de unidades da PCMG, além de permitir adoção de medidas administrativas de aprimoramento da gestão operacional”, explica Wanderson Gomes.

Ainda de acordo com o ato do governador, o atual Departamento de Investigação Antidrogas passa a ser denominado Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), que vai fortalecer mecanismos de combate à narcotraficância.

Inalterados
Permanece inalterado o Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), onde estão as divisões de Homicídios e de Localização de Pessoas Desaparecidas.

Com exceção da Divisão de Proteção ao Meio Ambiente, que vai para o Departamento de Fraudes, também permanece inalterada a estrutura do Departamento de Investigação, Orientação e de Proteção à Família (DIOPF), que abriga as divisões de Atendimento da Mulher, do Idoso e do Portador Deficiência; e a de Proteção à Criança e ao Adolescente, responsável pela delegacia da PCMG no Centro Integrado de Apoio ao Adolescente (CIA-BH).

Além desses cinco departamentos de investigação especializada, a estrutura da Polícia Civil conta com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e os 18 departamentos responsáveis pela divisão territorial do estado. 

Essas unidades são as responsáveis pelo gerenciamento das delegacias regionais que, por sua vez, coordenam as delegacias de comarca instaladas nos municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...