Pular para o conteúdo principal

UFLA E UNICAMP AVANÇAM NA COLABORAÇÃO PARA PESQUISAS COM VEÍCULOS INTELIGENTES

Ao lado do veículo VILMA, da esq. p/ a dir.: Janito Vaqueiro Ferreira (Unicamp), Olmer Garcia (Unicamp) e Giovani Bernardes Vitor (UFLA)

A busca por soluções para a segurança no trânsito inclui pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, veículos autônomos e conectados, tanto no cenário internacional como nacional. 

Um carro inteligente, capaz de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor, pode representar a diminução da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo.  

Pautados nos significativos avanços promovidos por grupos de pesquisa internacionais nessa área, o Laboratório de Mobilidade Terrestre da Universidade Federal de Lavras (LMT/UFLA) e o Laboratório de Mobilidade Autônoma da Universidade Estadual de Campinas (LMA/Unicamp) estão intensificando as colaborações em prol do avanço do conhecimento científico e tecnológico também no Brasil.

Na semana passada, o professor visitante na UFLA Giovani Bernardes Vitor (Bolsista Jovem Talento BJT – Capes), que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), esteve na Unicamp, participou de reuniões e contribuiu para os avanços na pesquisa com a plataforma veicular robótica VILMA (Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma).  

Como resultado da colaboração, pela primeira vez o veículo VILMA realizou ensaios dentro do câmpus da Unicamp, chegando a atingir a velocidade de 60km/h em modo autônomo, utilizando um sistema de controle baseado no sensor. 

Vale observar que sensores de baixo custo foram utilizados. “Isso demonstra a real contribuição dos grupos de pesquisa em prol de um objetivo único – a segurança no trânsito e o desenvolvimento nacional”, explica o professor Giovani.

Próximos passos
Nas reuniões realizadas, foram discutidos meios de intensificar as colaborações. Um projeto de mestrado com o tema “Planejamento de caminhos em tempo real para veículos autônomos”, será desenvolvido sob a orientação do professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/Unicamp) e coorientação do professor Giovani Bernardes Vitor. 

Além disso, foi discutida também a realização de um workshop em veículos inteligentes, evento que será sediado pela UFLA, vislumbrando a possibilidade de demonstrações do VILMA no câmpus da Universidade.

Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Unicamp
O LMA iniciou suas atividades em meados de 2007 sob a direção do professor Douglas Eduardo Zampieri (FEM/UNICAMP) e colaboração direta do professor Arthur de Miranda Neto (DEG/UFLA), quando ainda era doutorando e oficial do Exército Brasileiro. 

Um projeto aprovado permitiu estabelecer a base do LMA com um aporte de recursos de R$ 500 mil  do Ministério da Defesa e da Capes. Em 2009, professor Janito Vaqueiro Ferreira (FEM/UNICAMP) assumiu o LMA, trazendo significativas contribuições para o que hoje o laboratório representa: conseguiu com a Fiat um veículo (que foi automatizado na própria FEM/Unicamp) e estruturou espaço de 60m2   com recursos de seus projetos. 

Ainda com a participação do professor Arthur, enquanto pesquisador colaborador na FEM/Unicamp, outros três projetos Capes foram submetidos e aprovados no contexto do LMA/Unicamp, permitindo a aquisição de material e manutenção de bolsas no exterior.

Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) da UFLA
O LMT faz parte de um amplo projeto proposto pelo professor Arthur de Miranda Neto, do curso de Engenharia de Controle e Automação (DEG/UFLA), elaborado em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité), da França. 

No Brasil, o projeto conta com a colaboração de membros do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) da Universidade de São Paulo (USP – São Carlos), além do próprio LMA/Unicamp.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...