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CONFECÇÕES SE UNEM SOB UMA MESMA MARCA

Empresas de Carmópolis de Minas buscam novo posicionamento no mercado da moda


Em Carmópolis de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, empresários do setor de confecção se uniram em torno de uma mesma marca coletiva, que apresenta ao mercado um novo posicionamento do setor. 

É a União das Indústrias de Confecção de Carmópolis de Minas (Unica), que reúne 14 empresas do município, todas de micro e pequeno porte e 95% geridas por mulheres. “A marca traduz o desejo de melhoria do grupo, que busca a profissionalização para se tornar mais sustentável e competitivo”, explica Glaucya Vale, analista do Sebrae Minas.

As confecções fabricam moda casual, com exceção de uma empresa especializada em moda PET. Os trabalhos do Sebrae Minas com o grupo começaram há três anos, com uma capacitação voltada para fortalecer a cultura da cooperação entre as empresas. 

À época, alguns empresários participaram também de uma missão de benchmarking promovida pelo Sebrae ao polo de confecção de moda íntima de Juruaia, no Sul do estado.

Em meados de 2014, os trabalhos com o grupo foram reunidos no projeto Desenvolvimento das Confecções de Carmópolis de Minas. 

“O objetivo geral é ampliar a participação das empresas na cadeia de fornecimento da indústria da moda no Brasil”, informa Glaucya. O projeto inclui ações de capacitação em gestão focadas em marketing, finanças, eficiência produtiva, qualidade, design, entre outras. 

“Também estimulamos a aproximação das empresas com outros agentes da cadeia, como fornecedores e clientes”, completa a analista.

No último ano, as empresas participaram de capacitações nas áreas de desenvolvimento de coleções, finanças, aprimoramento tecnológico de processos produtivos, fortalecimento da governança, além de uma missão para o maior evento de moda do estado, o Minas Trend 2015 (Inverno 2016). 

“Compartilhamos conhecimentos e experiências para, em conjunto, melhorarmos a qualidade do parque fabril do município, tornando o polo referência em confecção no cenário nacional”, avalia Glaucya Vale.

Apesar de a associação das empresas ainda ser informal, os empresários já sentem os benefícios da integração. É o caso de Maria do Carmo Vasconcelos Leite, 50 anos, sócia-proprietária da Nemir Rabelo, uma das confecções pioneiras no município. Inaugurada há 25 anos, a empresa é especializada em moda feminina casual, e fornece para lojistas, principalmente da Grande BH.

Atualmente, a empresa tem três costureiras e uma produção mensal de 800 peças. “Quero dobrar este volume em 2016, e para isso vou contratar mais quatro costureiras já no início do ano”, antecipa a empresária. O ânimo, segundo ela, veio com as capacitações. 

“O Sebrae me incentivou e eu acreditei que tenho possibilidade de crescer”, diz Maria do Carmo. Ao longo deste ano, a empresária investiu na revitalização da marca e no marketing pelas mídias sociais.  “Já percebi um aumento da demanda e por isso contratamos um representante para expandir nossa carteira de clientes no interior do estado”, diz.

O projeto do Sebrae Minas está previsto até 2018, com ações voltadas para o fortalecimento do grupo, design, gestão e melhoria nos canais de distribuição, entre outras. A Associação Comercial e Industrial de Carmópolis de Minas (Ascincar), Federaminas e Sicoob são parceiros na iniciativa.
por Aline de Freitas - da Agência Sebrae de Notícias

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