Pular para o conteúdo principal

PROJETO ARQUITETÔNICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA JÁ ESTÁ SENDO ELABORADO

UFLA, UNIFAL-MG e UFSJ organizam Mestrado em Associação na área de Medicina

Reunião na UFLA tem como foco a revisão do projeto básico de arquitetura do Hospital Universitário
A região do Sul de Minas e Campo das Vertentes registrou, nos últimos anos, a implantação de três novos cursos de Medicina: a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou o curso no primeiro período letivo de 2015, estando na segunda turma, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), sendo o campus Divinópolis (3º período) e São João Del Rei (4º período) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus sede em Alfenas, no quarto período. 

Para fortalecer a qualificação do quadro docente e ainda oferecer oportunidade de capacitação na região, está sendo articulada a criação de um curso de Mestrado em Medicina, por meio da associação dessas três instituições.

A ideia da criação do curso foi oficializada em reunião na terça-feira, 1º, com a presença dos reitores das três universidades, professor José Roberto Scolforo (UFLA), professora Valéria Heloísa Kemp (UFSJ) e Paulo Márcio de Faria e Silva (Unifal). 

Outros representantes das instituições participaram da reunião, incluindo os coordenadores da Medicina da UFLA, os professores Vitor Luis Tenório Mati e Josiana Muniz de Paiva Barçante, e Thales Augusto Barçante, presidente da Comissão Técnica que acompanha a elaboração do projeto arquitetônico do Hospital Universitário.

Na primeira reunião, foi definida a constituição de um Grupo de Trabalho com dois representantes de cada instituição para fazer um levantamento das demandas e prospecção de possíveis orientadores. 

Ainda em dezembro será realizada mais uma reunião, desta vez na UNIFAL-MG, em Alfenas, para compatibilizar as informações que vão subsidiar o projeto de criação do curso. 

O curso de mestrado será aberto a toda a comunidade e terá coordenação itinerante entre as instituições.  O projeto deverá ser submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no primeiro semestre de 2016.

Os reitores e os coordenadores envolvidos na iniciativa compartilham a ideia de que as instituições passam pelos mesmos desafios e apresentam oportunidades semelhantes, incluindo aquelas relacionadas à formação de um quadro docente ainda mais capacitado, para fortalecer os cursos de graduação em implantação. 

Além disso, a cooperação institucional deverá propiciar e ampliar o contato entre as equipes, favorecendo novas formas de parceria, incluindo a compra em associação para equipar laboratórios temáticos e multiusuários.

Hospital Universitário
A UFLA segue avançando com os trabalhos referentes ao projeto arquitetônico do Hospital Universitário. Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, foram realizadas reuniões da comissão multidisciplinar para acompanhar as atividades referentes ao projeto arquitetônico e executivo.

A reunião contou com a presença de representantes da empresa Badermann Arquitetos, contratada por licitação para elaborar o projeto arquitetônico da obra. Essa foi a quarta reunião do grupo para tratar do tema e propor a revisão do projeto básico de arquitetura.

De acordo com o professor Thales Barçante, presidente da Comissão Técnica, essa revisão teve como propósito incluir as definições de fluxos e a compartimentação interna das edificações que vão compor o Hospital Universitário da UFLA. 

Ao todo, o projeto apresenta 22 plantas arquitetônicas. Em 2016, os trabalhos terão como foco a elaboração dos projetos complementares. A licitação da obra deverá ser realizada com a conclusão e aprovação de todos os projetos.
com Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...