Pular para o conteúdo principal

UNIFAL INTEGRA FORÇA-TAREFA PARA RECUPERAR MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO DOCE

Grupo trabalha com propostas para equacionar danos após rompimento de barragem da Samarco


A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), representada pelo professor Edmo Rodovalho, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, no Sul de Minas, participou de uma reunião da força-tarefa criada pelo Governo de Minas Gerais, para definir e implementar ações para recuperar os municípios afetados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.

Realizada no último dia 17, na Cidade Administrativa, a reunião contou com representantes do governo estadual e dos municípios atingidos, além de pesquisadores também da USP, Ufop e UFMG, e da FAPEMIG, que estão trabalhando em propostas para equacionar os danos materiais, ambientais e humanos causados pela tragédia.

De acordo com o professor Edmo Rodovalho, na oportunidade, um grupo de universidades expôs uma abordagem de mineração sustentável que possui várias frentes de atuação, como: infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, recursos hídricos e técnicas de mineração responsável. “Nas próximas reuniões serão apresentadas várias propostas da UNIFAL-MG com o objetivo de atender as demandas da população das cidades atingidas e da sociedade”, explicou.

Segundo o pesquisador, neste primeiro momento, as áreas prioritárias são recursos hídricos, infraestrutura e mineração responsável. “A UNIFAL-MG possui pesquisadores com credibilidade para atuar em todas estas esferas.  Nossa visão é transformar a mineração extrativista em mineração sustentável através da adoção de métodos atualizados”, enfatizou.

O objetivo principal da participação da Universidade nessa força-tarefa é contribuir para solucionar os danos que estão sendo levantados nos municípios da Bacia do Rio Doce, uma vez que a UNIFAL-MG já possui um grupo de docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia que desenvolve ações sustentáveis na mineração. 

“Este grupo já atua em parceria com empresas públicas e privadas visando implementar aspectos de sustentabilidade na mineração na região de Poços de Caldas e no Sul de Minas Gerais. Como exemplo, podemos citar a análise de viabilidade do uso alternativo das instalações administrativas da INB no município de Caldas-MG,  iniciativa que está em andamento e conta com apoio da prefeitura daquele município”, conta o professor, informando que a ação visa implementar um ciclo de desenvolvimento tecnológico e geração de conhecimento na cidade por meio da criação de um centro de pesquisa no local. 

“Este tipo de iniciativa é capaz de diversificar as atividades produtivas realizadas no município e auxilia no atendimento de várias demandas da população”, salienta.

Além desses trabalhos, a UNIFAL-MG participa regularmente de reuniões com a Associação de Mineradores onde mantém um canal ativo de diálogo com a indústria visando desenvolver e aprimorar as atividades ligadas à mineração em toda a região de Poços de Caldas e Sul de Minas Gerais.

"Outras reuniões da força-tarefa serão realizadas em breve e a atuação de nosso grupo continuará. Estamos muito motivados em contribuir com a sociedade na superação de todos estes desafios", finaliza o pesquisador da UNIFAL-MG.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...