Pular para o conteúdo principal

19ª MOSTRA TIRADENTES REÚNE TODAS AS MANIFESTAÇÕES DA ARTE

Shows musicais, teatro de rua, cortejo da arte, exposições, lançamento de livros, espetáculos infantis e performances audiovisuais estão na agenda desta edição

Cineastra Andrea Tonacci será o homenageado deste ano durante a abertura da mostra

A 19ª Mostra Tiradentes inaugura o calendário audiovisual brasileiro em grande estilo. Além de exibir e debater os filmes brasileiros que vão dar o que falar ao longo do ano, a Mostra oferece uma programação artística para garantir a diversão de quem está em Tiradentes durante o evento, agendado de 22 a 30 de janeiro.

Depois da abertura oficial, em que será homenageado o cineasta Andrea Tonacci, com exibição de “Serras da Desordem”, o público poderá conferir, hoje, sexta-feira, 22, a partir de meia-noite, no Cine-Lounge, o lançamento da campanha #euFaçoaMostra. 

O coletivo #EufaçoaMostra é composto por ex-alunos das Oficinas de Processos Audiovisuais Cocriativos que, juntamente com o público, irão produzir conteúdos em microvídeos durante o festival com a participação do público.

No sábado, dia 23, o tradicional Cortejo das Artes percorre as ruas da cidade de Tiradentes ao mesmo tempo em que comemora os 312 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 298 anos de sua elevação à categoria de cidade, que mais tarde ganhou o nome de Tiradentes. 

Entre as atrações estão o bloco Palhaçada de Tiradentes, Bonecões Mestre Quati, Grupo Entre&Vista, e os Personagens da Turma do Pipoca. Saída da rua Direita a partir das 16h30 com destino ao Cine BNDES Praça.

À noite, no Cine-Lounge, às 21h30, haverá o lançamento do site Bravo Bravo Leilão, uma plataforma que oferece aos fãs roupas, objetos pessoais, pelas raras ou inusitadas de seus ídolos, artistas e personalidades, em esquema de leilão online. 

Os artistas doadores estarão colaborando para o Retiro dos Artistas. No lançamento haverá participação do ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas. Para encerrar a noite, os artistas Chico de Paula e G.A Barulhista fazem a performance audiovisual LivroE, que aborda a criação através das consonâncias entre os seus processos.

No domingo, dia 24, após a exibição do filme “O que queremos para o mundo”, será realizada no Cine Lounge uma intervenção artística e musical com a banda Casa da Árvore e as atrizes do filme Olívia Blanc, Milena Mégre e Sofia Sgarbi, com participação especial da banda Pequeno Cidadão.

Em seguida, às 13h, no Cine Teatro Sesi, o público poderá conferir o lançamento de sete  livros, entre elas “Cinema Brasileiro a partir da retomada: Aspectos econômicos e políticos”, de Marcelo Ikeda; “Dossiês Cinematográficos: o cinema através de mim”, de Geraldo Veloso e “Maldita Animação Brasileira”, de Sávio Leite.

Para as crianças, o domingo reserva o espetáculo “Antes solo do que malacompanhado”, da Cia Circunstância, às 16h no Cine BNDES Praça. 

Encerrando o final de semana, haverá show da artista mineira Sara não tem Nome, no Cine Lounge, a partir de 0h30. A artista transita entre a música, artes visuais, poesia e cinema.

A segunda começa quente e quem estiver pela cidade poderá assistir ao show de Marcelo Veronez, após as exibições do Cine Tenda. O show “Não sou nenhum Roberto” é uma releitura debochada e roqueira das músicas de Roberto e Erasmo Carlos e de outros compositores que gravitam em torno dos reis do iêiêiê.

Na terça, dia 26, a noite do Cine-Lounge será embalada por Di Souza, multiartista que lançou em 2015 seu primeiro trabalho solo: ”Não devo nada pra ninguém”. 

Quarta, dia 27, tem show com a banda Dolores 602, rock e MPB, sempre no mesmo horário, 0h30, no Cine Lounge. Quinta, dia 28, o palco é de instumentista, arranjador e compositor, Gustavito.

No último final de semana, o público poderá assistir à performance audiovisual Lise, de Daniel Nunes,na sexta-feira a partir de 1h no Cine Lounge. E no sábado ainda tem o espetáculo de rua O Sonho de uma Noite de Verão com a Cia Academia, de Juiz de Fora. A partir das 16h no Cine BNDES Praça. Para encerrar a Mostra, tem a performance multimídia Ave Sinfonia, com os artistas Igor Amin, Vinícius Cabral e Daniel Nunes, a partir 00h30 no Cine-Lounge.

Três exposições permanecem abertas ao público durante a 19ª Mostra Tiradentes. No Centro Cultural Yves Alves, a exposição é inspirada no conceito da Mostra e na carreira do homenageado desta edição, o cineasta Andrea Tonacci. 

No Cine Tenda, hall de convivência, será uma instalação em painéis fotográficos que apresentam momentos marcantes da carreira do cineasta Andrea Tonacci.

Já no Cine BNDES Praça, o público poderá conferir a exposição “Memórias de um abrigo”, painéis fotográficos sobre o Abrigo Tiradentes e os idosos que o humanizam com suas vivências e sabedorias. 

Esta iniciativa integra o projeto Mostra Valores que a Universo Produção realiza nas cidades de atuação do programa Cinema sem Fronteiras (Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte). 

Nesta edição, além da exposição na Praça, irá produzir durante o evento um curta-metragem em que os idosos serão os protagonistas. Desta forma, a empresa organizadora do evento amplia o diálogo com a comunidade valorizando pessoas e ações sociais que fazem a diferença.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...