Pular para o conteúdo principal

ACORDO CELEBRADO COM O MPMG PREVÊ IMPLANTAÇÃO DE PARQUE MUNICIPAL EM SÃO DEL REI

Decreto publicado pelo município estabelece normas regulamentares para a gestão do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro


A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, nas Vertentes, expediu no dia 14 de janeiro deste ano, o Decreto nº 6408 que estabelece normas regulamentares para a gestão do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro e sua zona de amortecimento. 

A administração do parque passa a ser realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. A unidade deverá dispor de estrutura administrativa, compreendendo direção, pessoal, material, orçamentos e serviços.

A publicação do decreto faz parte de um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em outubro de 2015. 

Os promotores de Justiça Antônio Pedro da Silva Melo e Marcos Paulo de Souza Miranda, que atuam em conjunto no caso, destacam que o decreto com a regulamentação do Parque da Serra do Lenheiro é um passo importante para a efetiva preservação da área. 

Eles ressaltam que atividades como a realização de trilhas com veículos motorizados (motos, jipes e outros), a extração de minérios e a coleta de plantas estão expressamente vedadas. A Polícia Militar do Meio Ambiente, segundo Marcos Paulo e Antônio Pedro, já foi acionada para que realize fiscalizações periódicas na área.

Foi criado o Conselho Deliberativo do Parque integrado pelos seguintes órgãos e entidades: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, Exército Brasileiro, Instituto Estadual de Florestas,  Universidade Federal de São João del-Rei, Instituto Federal Tecnológico,  Brigada 1, organização não governamental Atuação e Associação de Guias de Turismo. O conselho deve tomar posse no prazo de 60 dias a contar da publicação do Decreto.

Em 180 dias deve ser realizada a inscrição do Parque Ecológico da Serra do Lenheiro no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação. 

A demarcação, sinalização e cercamento da unidade deve ser feita em 24 meses e o plano de manejo deve ser elaborado no prazo de 36 meses.

Segundo apurado em inquérito civil conduzido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de São João del-Rei, em conjunto com a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, em 1988 o Decreto Municipal nº 1.654 tombou a Serra do Lenheiro para fins de preservação paisagística. 

Dez anos mais tarde, a Lei Municipal nº 3.356 criou o Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro, com a finalidade de preservar o patrimônio histórico, paisagístico, cultural, os mananciais, a cobertura vegetal e a fauna silvestre.

Entretanto, a proteção da área, que é rica em nascentes, plantas endêmicas, grutas, vestígios de mineração do período colonial e sítios arqueológicos rupestres pré-históricos, ficou esquecida e só existia no papel, pois nenhuma estrutura de gestão da área, como sinalização, cercamento ou vigilância havia sido adotada até então.

De acordo com o artigo 40 da Lei de Crimes Ambientais, causar dano direto ou indireto a unidades de conservação implica em pena de reclusão de um a cinco anos.
com assessoria - do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...