Pular para o conteúdo principal

AQUECENDO: ENCONTRO DE TAMBORES ABRIRÁ O PRÉ-CARNAVAL DE JUIZ DE FORA


O carnaval antecipado de Juiz de Fora será aberto hoje, quinta-feira, 28, com o Encontro de Tambores, que reunirá integrantes de três instituições atuantes no movimento negro da cidade. 

A ideia é promover uma grande confraternização com ritmistas do Grupo Ingoma e do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, acompanhada por performances de integrantes do projeto Encontro de MCs. 

O cortejo, que reunirá pessoas com idades de 16 a 84 anos, terá concentração às 17 horas, no Parque Halfeld, e descerá o Calçadão da Halfeld até o Cine-Theatro Central, onde acontece um show, com batalha de MCs.

“O Encontro de Tambores é inédito e vem colocar em foco a cultura de matriz africana, que tem relação direta com o samba e o carnaval”, afirma o músico e coordenador do Ingoma, Lucas Soares, responsável pelo convite aos outros dois grupos. Segundo ele, além dos onze integrantes do Ingoma e 19 do Batuque, o encontro terá participação de 50 alunos das oficinas permanentes de tambor e de adeptos do hip-hop. A presidente do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, Zélia Lima, também tem grande expectativa para o evento. 

“É fundamental trazer para a Folia de Momo a cultura africana, que está na raiz dessa festa.”

O Ingoma é um grupo de tambor mineiro que bebe na tradição do congado de Minas, mas também explora ritmos de outras partes do Brasil, pesquisando e divulgando o cancioneiro popular. Além de manter oficinas perenes, ministra workshops e oferece cursos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Já o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, registrado como bem imaterial de Juiz de Fora, trabalha na divulgação da cultura negra, através de suas composições, seus cantos, seus lamentos e suas danças. 

O batuque foi fundado em 1964 por iniciativa do compositor Nelson Silva (1928-1969) e consolidou-se como símbolo de resistência da cultura afrodescendente. Atualmente, é composto por 19 pessoas com idade de 52 a 84 anos.

O terceiro elemento do Encontro de Tambores da folia juiz-forana será a performance de MCs, com suas tradicionais batalhas e a força da cultura que vem das ruas. 

O Encontro de MCs é um projeto reconhecido em Juiz de Fora, sendo realizado há quatro anos. Entre os eventos promovidos, estão festivais, encontros acústicos e debates.

O Carnaval 2016 tem mais de 85 atividades promovidas ou apoiadas pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa. A programação completa da festa pode ser conferida no site pjf.mg.gov.br/carnaval2016 ou no facebook.com/funalfa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...